Dentro do processo de capacitação contínua programado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), no enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), as equipes da Maternidade Maria Barbosa, do Bloco Obstétrico e do CTI Neonatal, participaram na última semana (22 a 26/06) de treinamentos para a correta assistência às mães suspeitas ou positivos para Covid-19 bem como para os recém-nascidos.

A capacitação reuniu aproximadamente 100 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do HUCF e foi dividido em turmas menores de servidores para evitar a aglomeração e respeito aos decretos e normas pertinentes, seguindo segue todos os protocolos e fluxos de segurança, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).

Fotos: Wesley Gonçalves/HUCF/Unimontes

Outro objetivo foi tranquilizar os servidores, evitando a infecção vertical, pois se trata de uma doença que ainda assusta e traz insegurança para quem está na linha de frente de combate à pandemia.

“O curso contou com os seguintes temas: intubação dos pacientes pediátricos com suspeita da COVID-19, montagem de respiradores, fluxograma das pacientes puerperais que chegam ao HUCF, pediatria e neonatal. Além disso, foi trabalhado com os servidores o tema ‘cuidados com o cuidador’ que atende pacientes suspeitos da Coronavírus, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destacou a coordenadora do bloco obstétrico do HUCF, a médica cardiopediatra Patrícia Lopes Morais.

APOIO AOS SERVIDORES DO HUCF

Outras medidas de apoio aos servidores foram tomadas pela gestão do Hospital Universitário Clemente de Faria, como a disponibilização de psicólogos, terapias holísticas e atendimento espiritual. Além de aderir às campanhas de vacinação contra a influenza (gripe) e sarampo.

Participaram como orientadores da capacitação às equipes da Maternidade Maria Barbosa, do Bloco Obstétrico e do CTI Neonatal, a médica Patrícia Lopes Morais, as fisioterapeutas Ana Laura Fonseca Leite e Gisele Cristina Magalhães Santos, e as enfermeiras Verônica Isabel Veloso Fonseca Antunes e Cássia de Brito.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro