Dentro do processo de capacitação contínua programado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), no enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), as equipes da Maternidade Maria Barbosa, do Bloco Obstétrico e do CTI Neonatal, participaram na última semana (22 a 26/06) de treinamentos para a correta assistência às mães suspeitas ou positivos para Covid-19 bem como para os recém-nascidos.

A capacitação reuniu aproximadamente 100 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do HUCF e foi dividido em turmas menores de servidores para evitar a aglomeração e respeito aos decretos e normas pertinentes, seguindo segue todos os protocolos e fluxos de segurança, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).

Fotos: Wesley Gonçalves/HUCF/Unimontes

Outro objetivo foi tranquilizar os servidores, evitando a infecção vertical, pois se trata de uma doença que ainda assusta e traz insegurança para quem está na linha de frente de combate à pandemia.

“O curso contou com os seguintes temas: intubação dos pacientes pediátricos com suspeita da COVID-19, montagem de respiradores, fluxograma das pacientes puerperais que chegam ao HUCF, pediatria e neonatal. Além disso, foi trabalhado com os servidores o tema ‘cuidados com o cuidador’ que atende pacientes suspeitos da Coronavírus, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destacou a coordenadora do bloco obstétrico do HUCF, a médica cardiopediatra Patrícia Lopes Morais.

APOIO AOS SERVIDORES DO HUCF

Outras medidas de apoio aos servidores foram tomadas pela gestão do Hospital Universitário Clemente de Faria, como a disponibilização de psicólogos, terapias holísticas e atendimento espiritual. Além de aderir às campanhas de vacinação contra a influenza (gripe) e sarampo.

Participaram como orientadores da capacitação às equipes da Maternidade Maria Barbosa, do Bloco Obstétrico e do CTI Neonatal, a médica Patrícia Lopes Morais, as fisioterapeutas Ana Laura Fonseca Leite e Gisele Cristina Magalhães Santos, e as enfermeiras Verônica Isabel Veloso Fonseca Antunes e Cássia de Brito.

Relacionadas

Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa