O Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), está definitivamente pronto para a realização dos diagnósticos do Novo Coronavírus. A última etapa de conformidade para o início dos testes foi cumprida e oficializada nesta segunda-feira (29/6), pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que emitiu o parecer formal de concordância com os resultados obtidos pelo LPS de amostras anteriormente já validadas pela própria Funed. Em resumo, para alinhamento dos padrões de diagnóstico, foi preciso que a equipe da Unimontes testasse os mesmos materiais já analisados pela Fundação.

Conforme o parecer da Funed, os dados gerados pelos diagnósticos positivos e negativos para a Covid-19 realizados pela equipe do Laboratório da Unimontes apontam 100% de concordância, quando comparados com os resultados do Serviço de Virologia e Riquetsioses (Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças) e do Laboratório de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen) – vinculados à Funed.

Coordenador do laboratório, o professor André Luiz Sena Guimarães explica que o quantitativo de testes/dia será estabelecido pela demanda a ser apresentada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS). Sobre a divulgação dos resultados, há um sistema unificado (Gerenciador de Ambiente Laboratorial/GAL) para o compartilhamento entre as autoridades sanitárias.

Sobre o cumprimento de todo o protocolo para a efetiva autonomia na realização dos diagnósticos, o pesquisador destaca o comprometimento de toda a equipe, entre pesquisadores, alunos, servidores e a gestão superior, além da contribuição ímpar de parceiros para o financiamento de equipamentos e insumos.

CREDENCIAMENTO

Diante do cenário de pandemia e do aumento da demanda para testes em outras regiões do Estado, além da sede da Funed em Belo Horizonte, o Governo de Minas abriu um procedimento técnico para o credenciamento de laboratórios públicos e privados para mais diagnósticos da Covid-19.

Em abril, o LPS/HUCF-Unimontes foi uma das 13 unidades credenciadas para a realização, em caráter emergencial, dos testes. A partir daí, foi preciso investir na aquisição de equipamentos e de insumos, além da capacitação de pessoal, para cumprir os padrões dos exames.

A partir da mobilização de professores dos mestrados e doutorados em Biotecnologia e de Ciências da Saúde, a Universidade contou com a colaboração de empresas como a MSD Saúde Animal e Novo Nordisk, do banco Sicoob Credinor e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na viabilidade dos recursos para a adequação do Laboratório.

Relacionadas

Curso de Ciências Econômicas da Unimontes recebeu homenagem da ALMG
Curso de Direito da Unimontes realizou aula inaugural em Montes Claros e anuncia novo doutorado
Reitor da Unimontes recebe homenagem do 4º Comando Operacional de Bombeiros
Reforma tributária foi discutida em aula inaugural de mestrado na Unimontes – tema foi abordado pelo deputado Reginaldo Lopes
Capes/MEC aprova Doutorado Interinstitucional em Política Social da Unimontes em parceria com a UnB
Unimontes vai participar da Exposição Universal da Matriz Portuguesa