Os servidores que atuam no sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) cumprem, nesta semana, uma capacitação para o uso do “software Pergamum”. Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira (8) e se estenderão até o próximo dia 12, ministrados pelo professor Cirineo Zenere, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), coordenador da rede que leva o mesmo nome do programa de informática.

Segundo Roseli Damaso Messias, diretora da Biblioteca Universitária, “a capacitação é imprescindível para atualização na área de biblioteconomia, principalmente para a informatização das bibliotecas da Unimontes”. As aulas acontecem na sala de multimeios da Biblioteca Central, no campus-sede, das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, com a participação de dez bibliotecários da universidade.

A capacitação está sendo promovida pela Diretoria de Desevonvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), através do programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PODERH). A iniciativa integra as ações do plano desenvolvido pela Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação da reitoria, em conjunto com a diretoria da Biblioteca. Como meta, oferece conhecimentos teóricos e práticos na codificação de registros de autoridade, utilização dos campos e subcampos (formato MARC21), além da catalogação de livros, periódicos e outros materiais.

“O treinamento será imprescindível na agilização do processo de informatização do acervo das bibliotecas”, complementa Roseli Damaso. O curso é ministrado através dos módulos “Catalogação no software Pergamum”, “Marc21 – formato para dados bibliográficos”, “Marc21 – formato autoridade”, e “Atualização no Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2”.

TAGS:DDRH