Concentração, disposição, superação e determinação. Esses foram os principais ingredientes do V Torneio de Judô da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizado na manhã desse domingo (03/06), no Ginásio Darcy Ribeiro, no Montes Claros Tênis Clube (MCTC), também conhecido como Praça de Esportes. A competição, que envolveu acadêmicos dos primeiro e segundo períodos do curso de Educação Física da Unimontes teve como principal objetivo divulgar o judô, descobrir novos talentos e atrair a atenção dos acadêmicos para a necessidade de formação de novos professores para ensinar o esporte olímpico.
“Mais que uma disputa, o torneio serve para divulgar o esporte entre os acadêmicos, despertando o interesse para a prática deste esporte olímpico de origem japonesa”, explica o professor Wellington Danilo Soares, coordenador geral do V Torneio de Judô da Unimontes.
Os resultados foram constatados ainda durante a competição. A acadêmica Lorena Souza Lima, que venceu na categoria feminina de 50 a 55 quilos, não escondia a emoção sempre ostentando o sorriso no rosto. Competindo pela primeira vez, ela revelou que pretende conhecer mais o judô, pois tem intenção de praticar o esporte a partir da experiência no torneio.
Tanto Lorena Lima como os acadêmicos Samylla Mendes Barbosa, Cintia Mariana Silva Rodrigues e Henrique Miranda Brito de Oliveira destacaram também outros aprendizados com a competição. A confraternização entre os acadêmicos, o aprendizado em conviver com as diferenças, o respeito ao adversário e a possibilidade de ampliar os conhecimentos no judô foram outras experiências marcantes relacionadas pelos acadêmicos.
A ampliação dos conhecimentos e a confraternização foram pontos relevantes citados pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, durante a solenidade de abertura do evento. Ele destacou que a universidade tem que ser viva e gerar atividades para ampliar e divulgar conhecimentos, contribuindo na formação dos futuros profissionais de nível superior.
O diretor da Liga Montes-clarense de Artes Marciais e professor de judô, Walter Katão, relacionou outra vantagem do torneio: despertar nos estudantes a possibilidade de se tornarem professores do esporte. “Precisamos de mais professores de judô em Montes Claros para nos ajudar a encontrar novos talentos”, disse. Ele afirmou que existe carência desses profissionais na cidade, lembrando, também, que no torneio foi possível identificar acadêmicos com potencial para o esporte.