Conferências e grupos de trabalho reunirão pesquisadores do Brasil e exterior, com destaque para a aplicação da ciência na qualidade de vida

Os 25 anos de implantação do curso de Educação Física serão comemorados em um dos principais eventos da Unimontes na valorização das práticas de investigação científica na área. Nos dias 23 e 24 de setembro, acontecerá a quarta edição do Simpósio de Pesquisa em Educação Física (Simpef) sob o tema central “Alicerçados na Ciência, amparamos a vida”. Diante do período de pandemia, todas as atividades serão no formato virtual.

O evento presta homenagem póstuma à professora Maria de Fátima de Matos Maia (“Fatinha”). Falecida em abril último, ela foi uma das docentes mais atuantes ao longo da existência do curso, atuando também como coordenadora da graduação e chefe de Departamento. O prêmio aos melhores trabalhos científicos também receberá o seu nome.

As inscrições para as conferências temáticas e grupos de trabalho podem ser feitas até o dia 22 de setembro. Já para as submissões dos resumos científicos, o prazo termina neste sábado (21/8). O site com todas as informações sobre programação, inscrições, submissão e perfil dos conferencistas convidados é este: https://www.simpefunimontes.com/. No mesmo endereço, podem ser acessados os anais das três edições anteriores do Simpef/Unimontes.

DESTAQUES

A comissão organizadora é formada pelos professores doutores Ester Liberato Pereira, Frederico Sander Mansur Machado, Georgino Jorge de Souza Neto, Renato Sobral Monteiro Júnior e Vinícius Dias Rodrigues, todos da Unimontes.

Ao longo da programação, além de convidados como o ex-judoca olímpico e apresentador de TV Flávio Canto (SporTV/Rede Globo) e o professor doutor Javier Martínez (Universidad Católica de Valparaíso/Chile), a Unimontes contará com a participação de uma série de estudiosospara os GT’s (Saúde, Educação, Esportes e Sociocultural) e Conferências (Saúde, Cultura e Sociedade).

São professores e pesquisadores das Universidades Federais Fluminense (UFF), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG), além das universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Minas Gerais (UEMG).

“Com mais esta edição do Simpósio, procuramos destacar de forma contextualizada a importância da ciência em nossas vidas e como a área da Educação Física se mantém em diálogo com as áreas afins”, explicam os coordenadores.

As transmissões das atividades – Canal do Simpef – YouTube
Novidades pelas redes sociais: Facebook | Instagram | Site do evento

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes