Os servidores técnico-administrativos efetivos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram contemplados com o abono salarial de R$ 190, 00, concedido pelo Governo do Estado. Inicialmente voltado para os servidores efetivos do grupo de atividades da área da saúde o benefício já havia sido proporcionado aos trabalhadores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) – vinculados aos cursos da área de saúde.

A partir de ação conjunta com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde – Sindi-Saúde – que representa todos os servidores técnico-administrativos da Universidade, a Reitoria da Unimontes realizou um trabalho de mobilização e articulação junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para que o abono salarial fosse estendido aos servidores técnico-administrativos efetivos de outros setores da instituição.

A Universidade justificou que a assistência à população na área da saúde está incorporada a todas às suas ações, de forma indissociada.

O Governo do Estado acatou o pleito e o beneficio foi estendido a 307 servidores técnico-administrativos da instituição. Eles receberam no contracheque de agosto os adicionais do abono do próprio mês e o valor retroativo a junho/2015, primeiro mês de vigência do benefício. Em setembro, além do valor do mês, será pago o valor retroativo do abono de julho.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, ressalta que a ampliação do benefício a todos os servidores técnico-administrativos efetivos da Universidade é uma demonstração da parceria e do apoio que a instituição está recebendo do Governo Estadual, sensível aos pleitos e demandas de toda a comunidade acadêmica. Ele destaca também que o pleito resulta da boa convivência e do diálogo com a representação sindical. “Com essa boa relação e ações conjuntas, buscamos novas melhorias para todo nosso corpo funcional”, afirma João Canela.