Estão abertas as inscrições para o “III Seminário de Pesquisa do Departamento de Política e Ciências Sociais, evento online e gratuito realizado pelo Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes. O evento acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto de 2020, e será transmitido por meio de videoconferência no Google Meet, com mesas-redondas e workshops. O objetivo é estimular o intercâmbio de pesquisas nas Ciências Sociais, Antropologia, Política e Sociologia.

A conferência de abertura “Universidade pública e o enfrentamento do racismo” acontecerá no dia 17 de agosto, às 19h30, e terá a presença especial da ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, professora doutora Nilma Lino Gomes, considerada a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, ao ser nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2013, e atual professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O debate será mediado pela professora doutora do curso Ciências Sociais e chefe do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, Maria Railma Alves.

PROGRAMAÇÃO

O Seminário, que visa fomentar a realização e o aperfeiçoamento de pesquisas desenvolvidas por graduandos em Ciências Sociais, também contará com vasta programação. Uma das atividades é o workshop “Como elaborar um projeto de mestrado?”, que terá como facilitadoras as professoras doutoras, Maria Railma Alves e Andrea Maria Narciso Rocha de Paula, do curso Ciências Sociais e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS).

>> Programação completa

Também haverá mesa-redonda sobre “Teorias feministas na Sociologia” com as participações das professoras Camila Galetti (doutoranda em Sociologia pela UnB), Jéssica Melo (doutoranda em Sociologia pela USP), e a mediadora, professora do curso Ciências Sociais da Unimontes Daliana Antonio (doutoranda em Sociologia pela UnB).

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a véspera do evento. A transmissão ocorrerá por meio do Google Meet e do canal do departamento no Youtube.

Data: 17 a 20 de agosto
Local: Plataformas virtuais (Canal “TV DCPS” no Youtube e Google Meet)
Inscrições: Gratuitas
Link para inscrições https://forms.gle/9bvXizeQ24rYAMoC6