Nesta sexta-feira (18/5), será promovido em Montes Claros o I Seminário “Práticas e Desafios no Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”. As atividades acontecerão no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), das 8 às 17 horas, com entrada gratuita. O evento marcará a comemoração pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sob organização da Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para participar do combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes. Além de alunos da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, o seminário contará com a participação de conselhos tutelares, órgãos de segurança, faculdades e da classe empresarial.

Como parte da programação, às 9h30, será proferida a palestra “Prática e Desafio no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, revitimização, traumas e cicatrizes”. O tema será abordado pelo vice-reitor da Unimontes, professor doutor Antonio Alvimar Souza, juntamente com a professora Theresa Raquel Martinez, mestre em Desenvolvimento Social e integrante do grupo de pesquisa e Estudos “Gênero e Violência”, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, serão desenvolvidas atividades pelos grupos de trabalho com os seguintes temas: Grupo 1- “A luta por direitos humanos de crianças e de adolescentes por meio das políticas públicas”; Grupo 2 – “Principais desafios no acompanhamento psicossocial para a superação no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”; Grupo 3- “Questões de etnias, gênero, orientação sexual religião e tradições culturais nas violências sexuais”; e Grupo 4- “Crimes sexuais contra crianças e adolescentes, internet ambiente virtual, apresentando perigo real.