Discutir questões sobre a Amazônia Legal Brasileira e suas implicações sob o ponto de vista ambiental, social e econômico, sobretudo, a partir da teoria dos conflitos territoriais. Este é o objetivo do I Seminário “Amazônia em Debate e o Papel da Geografia”, que será realizado neste sábado (11/2), numa iniciativa do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes/Campus de Pirapora.

As atividades acontecerão no Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia (IFNMG) e no Campus da Unimontes, em Pirapora (Norte de Minas). Conforme explica o professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, do Departamento de Geociências e quem organiza o evento, o seminário é um desdobramento de viagem a Manaus realizada por 10 alunos e um egresso do curso de Geografia da universidade, em outubro de 2016, com o objetivo de ampliar estudos e desenvolver trabalhos de campo e ações de extensão sobre a região amazônica.

A viagem foi um trabalho de campo da disciplina “Geografia do Brasil – Amazônia”, ministrada por Cepolini. “Durante o seminário, os alunos participantes da viagem vão apresentar os resultados da experiência, com ênfase às observações e qual a importância do conhecimento sobre o meio ambiente e sobre a Amazônia para a formação do professor de Geografia”.

Participam do evento estudantes de Geografia (Montes Claros e Pirapora) e de Pedagogia (Pirapora), juntamente com os alunos do ensino médio e técnico (terceiro ano) do IFNMG no município ribeirinho.

O I Seminário “Amazônia em Debate e o Papel da Geografia” tem o apoio do Departamento de Geociências, Coordenação Didática do Curso de Geografia, Coordenação do Campus de Pirapora e da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, contando ainda com a parceria do IFNMG/Campus de Pirapora. O evento está inserido no projeto de extensão: “Práticas Pedagógicas: Reflexão e Ação da Licenciatura em Geografia na Unimontes”.

Pela manhã, as atividades vão acontecer no auditório do IFNMG. Logo após a abertura, às 8h30, será apresentada a conferência Hidrelétricas e as populações indígenas na Amazônia: um conflito geopolítico?”. A abordagem será feita pela professora Andrea Jakubaszko, do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes. A partir das 10h30, haverá a apresentação dos alunos sobre a viagem a Manaus, com o tema “Visões da Amazônia”.

Às 13h30, acontece a exibição do documentário sobre a Amazônia produzido por Adriana Cowell (seguido de debate). Está prevista para as 14h30 a mesa redonda “Amazônia e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, com a participação da professora Maria Dione do Nascimento Oliveira, supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibic), na Escola Estadual Argelce Carvalho da Mota (Pirapora); e da professora Romana de Fátima Cordeiro Leite, do Departamento de Geociências da Unimontes.

A partir das 16 horas, será realizada a oficina “Mapeando a Amazônia”. As atividades serão nas salas de aula do Campus Pirapora da Unimontes.

I Seminário “Amazônia em Debate e o Papel da Geografia”
Quando: sábado (11/2) – manhã e à tarde
Onde: Pirapora – Campus da Unimontes e IFNMG