O secretário adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Bernardo Luiz Fornaciari Ramos, conheceu a estrutura do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, em visita de cortesia à instituição, nessa quinta-feira (30). Acompanhado de comitiva, o scretário foi recebido pela vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, e pela superintendente do hospital, Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, juntamente com outros integrantes da diretoria do hospital.

Foram discutidas as dificuldades enfrentadas pelo HUCF e as medidas que podem ser implementadas para a garantia da melhor assistência à população. O Secretário adjunto explicou que tem conhecimento do quadro do HU, principalmente das dificuldades financeiras e do déficit de servidores. A comitiva assistiu ao vídeo institucional sobre a história do HUCF, suas especialidades e desafios como hospital-ensino.

SENSIBILIDADE

Mostrando-se sensibilizado e interessado em buscar soluções, Fornaciari afirmou que, embora também esteja enfrentando uma crise financeira, o Governo do Estado fará o máximo de esforço para liberar recursos financeiros e humanos suficientes à manutenção do HUCF. Ele também enalteceu a importância da assistência oferecida pelo Hospital Universitário, que presta atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Sabemos e entendemos a necessidade urgente do HUCF, que tem uma infraestrutura montada. O que falta mesmo é aperfeiçoa-la”, afirmou Bernardo Fornaciari. Ele disse que uma das opções para melhoria da situação financeira do HU é o estabelecimento de cotas fixas de convênios como a  Rede de Urgência e Emergência e a Rede Cegonha.

“Um ponto positivo foi o fato do secretário já conhecer as nossas demandas, antes mesmo de falarmos. Ele já veio ciente de tudo, de todas as nossas solicitações junto ao governo e da audiência pública ocorrida na semana passada”, destacou a Superintendente  do HUCF, Príscilla Menezes.

Ficou acertada uma visita técnica no final de junho, quando o governador Romeu Zema estará em Montes Claros para a abertura da 45ª Exposição Agropecuária (Expomontes 2019). “Comprometo-me a voltar com calma, para observar in loco, toda a situação do hospital. É só uma questão de acerto de agenda para visitar e conhecer a real situação do HUCF, que é importante referência na região norte-mineira”, finalizou.

Participaram da comitiva do secretário de Estado Adjunto de Saúde, o superintendente regional de saúde de Montes Claros, Denílson Paranhos Costa; Edvaldo Farias da Silva Filho, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais Regional Norte (Cosems/Norte), CLeiton Francis Carnielle, coordenador do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e o empresário Pávilo Miranda.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária