A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, receberá, nesta quarta-feira (29), o título de “Doutora Honoris Causa” da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de entrega está marcada para as 20 horas, em sessão solene do Conselho Universitário (Consu), na Biblioteca Central Antonio Jorge, e contará com a presença do governador Antonio Anastasia, que, às 19 horas, vai presidir a inauguração do Restaurante Universitário, no campus-sede. Os eventos estão inseridos nas comemorações dos 50 anos de criação do ensino superior no Norte de Minas.
O título de Doutor Honoris Causa é a mais importante distinção concedida pelas universidades em todo o mundo. A proposta para sua concessão à secretária Renata Vilhena foi apresentada pelo reitor João dos Reis Canela e aprovada pelo Consu.
Na proposição apresentada ao Conselho Universitário, o reitor João dos Reis Canela enfatiza que a secretária Renata Vilhena sempre foi uma aliada da Unimontes, recebendo os pleitos e viabilizando os projetos apresentados pela comunidade acadêmica. “Com sua atuação firme e eficiente à frente da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a doutora Renata Vilhena tem sido preponderante na viabilização de conquistas importantes em favor dos servidores docentes e técnico-administrativos da universidade e na concretização de diversas ações de incontestável relevância”, afirma o reitor.
Ele enaltece a construção do Restaurante Universitário como uma dessas importantes conquistas, que também contou com o determinante apoio do governador Antonio Anastasia. João Canela lembra que a secretária Renata Vilhena contribuiu decisivamente para a concretização do Plano de Carreira da Universidade, em 2005, contemplando servidores docentes e técnico-administrativos. Da mesma forma, colaborou na edição das Leis Delegadas 142 (25/01/2007), 180 e 182 (janeiro de 2011), que reestruturaram positivamente a instituição.
Ela ajudou a universidade em outras ações, como a ampliação do Hospital Universitário Clemente de Faria, a recuperação do Casarão da Fafil para a implantação do Museu Regional do Norte de Minas, a construção do prédio do Centro de Pós-Graduação e a ampliação do prédio da Reitoria, dentre outras realizações.
CURRÍCULO – Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, a secretária Renata Vilhena já exerceu diversas funções na área pública. Entre 1995 e 1998, foi chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado. De fevereiro a agosto de 1999, exerceu o cargo de chefe de Gabinete da Secretaria de Patrimônio e Administração, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
No período de setembro de 1999 a dezembro de 2003, foi secretária-adjunta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo gerente do Programa – Redução de Custos nas Aquisições de Bens, Obras e Serviços do “Avança Brasil”.
No primeiro mandato do ex-governador Aécio Neves, foi secretária-adjunta de Planejamento e Gestão. Em abril de 2006, em virtude do afastamento do então secretário Antonio Anastasia para ser candidato a vice-governador, assumiu como titular da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão. Ela permanece no cargo no atual governo estadual.