Os acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contam com atendimento psicológico gratuito. O serviço é oferecido por meio do Programa Acolher.Trata-se de um projeto de extensão, vinculado ao Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva.

O atendimento psicológico, disponibilizado para alunos dos cursos de graduação de todos os campi da Unimontes, passou a ser oferecido também pelo sistema online.  Conforme explica a coordenadora do Programa Acolher, professora e psicóloga Vera Lúcia Mendes Trabbold, para ser atendido, basta que o acadêmico acesse o site do sistema do projeto, no link do link https://sigap.unimontes.br/registrar/aluno e cadastre-se para solicitar um atendimento psicológico. Após o cadastro, um psicólogo do Programa Acolher irá receber a solicitação e entrará em contato com o aluno pelo whatsapp.

As solicitações também podem ser feitas por intermédio do e-mail: programa.acolher@unimontes.br. Neste caso, o aluno deve enviar o pedido de atendimento psicológico com nome, whatsapp, matrícula e curso de graduação.

Cada estudante pode ser atendido em até 10 sessões pelo sistema online.  A ação conta com a parceria de vários profissionais psicólogos e da Residência de Psiquiatria da Unimontes

A professora Vera Lúcia Trabbold, que também é coordenadora do curso de Psicologia da Unimontes, ressalta que  “estudos mostram que a entrada em um curso superior traz consigo determinadas particularidades relacionadas às exigências socioculturais na juventude, como o apropriar-se de uma nova metodologia de ensino, fazer novos laços sociais, tomar decisões por si próprio, estar distanciado da família e dos amigos de infância, se haver com as questões sobre a sexualidade e vida amorosa, preparar-se para uma profissão, entre outras questões, ocorrências  que podem desestabilizar o sujeito”.

Foi dentro deste contexto que foi instituído o Programa Acolher. A iniciativa, implementada desde 2017, tem como objetivo “oferecer um serviço de acolhimento psicológico da urgência subjetiva para os alunos da Unimontes”.

A professora Vera Trabbold salienta que o programa oferece ao aluno o apoio na clínica psicanalítica, “entendida como um dispositivo dentro de uma perspectiva discursiva, que acolhe a singularidade do sofrimento do estudante na relação com o social”.

Ainda conforme a coordenadora, o Programa Acolher busca também “contribuir com a comunidade universitária ofertando palestras, rodas de conversas e intervenções, em parceria com outros departamentos”.

Serviço:

Programa Acolher – Atendimento psicológico gratuito aos alunos da Unimontes

Como procurar atendimento: pela internet, link: https://sigap.unimontes.br/registrar/aluno

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024