Ação beneficia usuários, reduzindo efeitos colaterais do tratamento, por meio da laserterapia no Hospital Dilson Godinho

Os pacientes submetidos à quimioterapia e à radioterapia no tratamento do câncer na região da cabeça e pescoço no Hospital Dilson Godinho (HDG) têm os efeitos colaterais do tratamento amenizados por conta do uso da laserterapia. O procedimento é adotado por meio do projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar”, vinculado ao Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e realizado em parceria com o hospital.

A assistência aos pacientes oncológicos com o procedimento será melhorada com a doação de dois aparelhos de laserterapia ao Hospital Dilson Godinho pelo Rotary Clube Montes Claros Leste. A entrega dos aparelhos foi efetivada segunda-feira (29/01), na unidade hospitalar.
A solenidade contou com as presenças do diretor administrativo do Hospital Dilson Godinho, Éder Tadeu Pinheiro Brandão; da presidente do Rotary Clube Montes Claros Leste, Irany Gomide Miranda; do coordenador do projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar” e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unimontes, professor André Luiz Sena Guimarães; e do conselheiro da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, Dilson de Quadros Godinho Neto, além de rotarianos e convidados.

Na oportunidade, a presidente do Rotary Clube Leste ressaltou a importância da doação dos aparelhos para a melhoria do atendimento aos pacientes. “Essa doação foi realizada com o intuito de colaborar com este esforço do Hospital Dilson Godinho para com seus pacientes, em sua maioria, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Rotary Clube realizou um projeto de subsídio, em parceria com a Fundação Rotária, para doação de dois lasers visando uma melhor qualidade de vida aos pacientes promovendo alívio das dores e infecções”, Irany Gomide Miranda.

Os dois aparelhos de laserterapia doados ao Hospital Dilson Godinho foram adquiridos com verbas destinadas pela Fundação Rotária, do Rotary Internacional, e com recursos obtidos no leilão de obras artísticas realizadas no Baile da Felicidade, evento organizado pela jornalista e rotariana Felicidade Tupinambá (ex-presidente do Rotary Montes Claros Leste), que também participou da cerimônia de entrega dos equipamentos.

Na oportunidade, o professor André Luiz Sena Guimarães ressaltou que, com o recebimento dos dois equipamentos, completam-se quatro aparelhos de laserterapia entregues ao hospital, pois, a própria rotariana e conselheira Felicidade Tupinambá tinha feito a doação de outros dois aparelhos semelhantes para o atendimento aos pacientes que buscam a cura do câncer de cabeça e pescoço. “Com isso, temos uma resposta muito positiva da sociedade ao trabalho da Unimontes”, pontuou. Ele lembrou ainda que o projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar” é desenvolvido em interface com a pesquisa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Unimontes.

O que é laserterapia e seus benefícios para os pacientes oncológicos

Os pacientes submetidos à quimioterapia e à radioterapia no tratamento do câncer na região da cabeça e pescoço sofrem efeitos colaterais como a mucosite oral, que provoca úlceras dolorosas e feridas, impossibilitando ao paciente a fala, a alimentação e até mesmo a ingestão de um simples gole de água.
Os efeitos colaterais dos pacientes submetidos ao tratamento do câncer de cabeça e pescoço são amenizados com o uso da laserterapia. Trata-se de um tratamento indolor, realizado por meio da aplicação de raios laser sobre uma região do corpo. A laserterapia já foi usada para reduzir os efeitos colaterais no tratamento de pessoas famosas como a apresentadora Ana Maria Braga e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O procedimento induz ao bom funcionamento das células e acelera a cicatrização de qualquer tipo de ferimento, eliminando também infecções como herpes e candidíase. O professor André Luiz Sena Guimarães explica que existe diferentes tipos de laser usados no tratamento de saúde e que, dentro do projeto de extensão, foram definidos alguns protocolos específicos.
O uso da laserterapia no projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar”, em interface com a pesquisa, nos pacientes oncológicos no Hospital Dilson Godinho, além do professor André Luiz Sena Guimarães, conta com a participação dos doutorandos Larissa Lopes Fonseca e Cristina Paixão Durães, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde da Unimontes.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal