Ação beneficia usuários, reduzindo efeitos colaterais do tratamento, por meio da laserterapia no Hospital Dilson Godinho

Os pacientes submetidos à quimioterapia e à radioterapia no tratamento do câncer na região da cabeça e pescoço no Hospital Dilson Godinho (HDG) têm os efeitos colaterais do tratamento amenizados por conta do uso da laserterapia. O procedimento é adotado por meio do projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar”, vinculado ao Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e realizado em parceria com o hospital.

A assistência aos pacientes oncológicos com o procedimento será melhorada com a doação de dois aparelhos de laserterapia ao Hospital Dilson Godinho pelo Rotary Clube Montes Claros Leste. A entrega dos aparelhos foi efetivada segunda-feira (29/01), na unidade hospitalar.
A solenidade contou com as presenças do diretor administrativo do Hospital Dilson Godinho, Éder Tadeu Pinheiro Brandão; da presidente do Rotary Clube Montes Claros Leste, Irany Gomide Miranda; do coordenador do projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar” e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unimontes, professor André Luiz Sena Guimarães; e do conselheiro da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, Dilson de Quadros Godinho Neto, além de rotarianos e convidados.

Na oportunidade, a presidente do Rotary Clube Leste ressaltou a importância da doação dos aparelhos para a melhoria do atendimento aos pacientes. “Essa doação foi realizada com o intuito de colaborar com este esforço do Hospital Dilson Godinho para com seus pacientes, em sua maioria, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Rotary Clube realizou um projeto de subsídio, em parceria com a Fundação Rotária, para doação de dois lasers visando uma melhor qualidade de vida aos pacientes promovendo alívio das dores e infecções”, Irany Gomide Miranda.

Os dois aparelhos de laserterapia doados ao Hospital Dilson Godinho foram adquiridos com verbas destinadas pela Fundação Rotária, do Rotary Internacional, e com recursos obtidos no leilão de obras artísticas realizadas no Baile da Felicidade, evento organizado pela jornalista e rotariana Felicidade Tupinambá (ex-presidente do Rotary Montes Claros Leste), que também participou da cerimônia de entrega dos equipamentos.

Na oportunidade, o professor André Luiz Sena Guimarães ressaltou que, com o recebimento dos dois equipamentos, completam-se quatro aparelhos de laserterapia entregues ao hospital, pois, a própria rotariana e conselheira Felicidade Tupinambá tinha feito a doação de outros dois aparelhos semelhantes para o atendimento aos pacientes que buscam a cura do câncer de cabeça e pescoço. “Com isso, temos uma resposta muito positiva da sociedade ao trabalho da Unimontes”, pontuou. Ele lembrou ainda que o projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar” é desenvolvido em interface com a pesquisa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Unimontes.

O que é laserterapia e seus benefícios para os pacientes oncológicos

Os pacientes submetidos à quimioterapia e à radioterapia no tratamento do câncer na região da cabeça e pescoço sofrem efeitos colaterais como a mucosite oral, que provoca úlceras dolorosas e feridas, impossibilitando ao paciente a fala, a alimentação e até mesmo a ingestão de um simples gole de água.
Os efeitos colaterais dos pacientes submetidos ao tratamento do câncer de cabeça e pescoço são amenizados com o uso da laserterapia. Trata-se de um tratamento indolor, realizado por meio da aplicação de raios laser sobre uma região do corpo. A laserterapia já foi usada para reduzir os efeitos colaterais no tratamento de pessoas famosas como a apresentadora Ana Maria Braga e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O procedimento induz ao bom funcionamento das células e acelera a cicatrização de qualquer tipo de ferimento, eliminando também infecções como herpes e candidíase. O professor André Luiz Sena Guimarães explica que existe diferentes tipos de laser usados no tratamento de saúde e que, dentro do projeto de extensão, foram definidos alguns protocolos específicos.
O uso da laserterapia no projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar”, em interface com a pesquisa, nos pacientes oncológicos no Hospital Dilson Godinho, além do professor André Luiz Sena Guimarães, conta com a participação dos doutorandos Larissa Lopes Fonseca e Cristina Paixão Durães, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde da Unimontes.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba