A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) registrou importantes avanços nas áreas de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, gestão e prestação de serviços em 2023 e as perspectivas são de ampliação dessas melhorias em 2024, fruto de um planejamento com toda a comunidade acadêmica, contando com o apoio da classe política, instituições de ensino superior, entidades e do Governo do Estado. Esse é o balanço da reunião promovida hoje, pela manhã, pela gestão superior da Unimontes com a comunidade acadêmica, no Salão dos Conselhos, com a participação de gestores, professores e servidores, de forma presencial e on-line, com interação instantânea. A reunião contou com a participação on-line e presencial de cerca de 650 membros da comunidade acadêmica.

Foto: Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, explicou que a reunião ampliada é mais um canal criado pela atual gestão para discutir permanentemente com a comunidade acadêmica os avanços necessários para a modernização da universidade e para criar uma agenda de prioridades, estabelecendo as metas e ações necessárias para o fortalecimento da instituição e, consequentemente, para o retorno de benefícios para a sociedade.

“É primordial que as metas da nossa universidade sejam estabelecidas pelo conjunto de prioridades de nossa comunidade acadêmica, tendo como eixo central a prestação de serviços de qualidade, como um ensino de excelência, seguido no mesmo tom com a pesquisa, extensão e pós-graduação, mas voltado para os anseios da sociedade e de um mundo cada vez mais moderno”, explicou o reitor. “Avançamos muito em 2023, mas precisamos continuar avançando para que a Unimontes possa acelerar o desenvolvimento das regiões onde atua, sendo um braço forte do Governo de Minas”, afirmou.

A reunião serviu, ainda, para o planejamento de ações para o crescimento da Unimontes em 2024. Entre os temas foram apontados concurso público para professores, agenda para melhoria contínua para professores, servidores e acadêmicos; melhoria da infraestrutura da universidade; captação de recursos públicos e privados para a consolidação de um centro de excelência dentro da instituição, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig); instalação gradual de aparelhos de ar condicionado em salas de aulas; construção de laboratórios coletivos; novos cursos de graduação e de pós-graduação.

“Quando assumimos a reitoria anunciamos a retomada do vestibular próprio e a criação do curso de psicologia e algumas pessoas pensaram que seriam projetos a longo prazo e já cumprimos essas metas, que era o anseio da própria comunidade acadêmica e externa. E, agora, estamos preparando o curso de farmácia e vamos retomar o vestibular seriado, graças a esse trabalho conjunto com gestores, professores e servidores”, observou o reitor da Unimontes. “É uma conquista coletiva, pensada e construída coletivamente”, enalteceu.

A importância do planejamento coletivo para a concretização dessas metas foi o ponto destacado pelo vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha.

“Quero reconhecer que esse momento de planejamento é de suma importância para a gestão como um todo, sendo necessário refletirmos sobre qual é a nossa jornada na Universidade. Qual é o nosso papel como integrante dessa comunidade universitária e enquanto cidadão do Norte de Minas e que participa da instituição que tem a maior importância para o desenvolvimento dessa região e da vida das pessoas”. O canal permanente de comunicação com a comunidade acadêmica e a sociedade regional é uma das metas da atual gestão da Unimontes, valorizando a gestão participativa e o estabelecimento de prioridades com base na pluralidade de pensamentos e das demandas regionais.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +