Professores da Unimontes e colaboradores externos desenvolveram importantes produções cientificas sobre a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus (Covid-19). São três publicações que analisam, dentre outros pontos, a visão atual sobre a doença em associações com a odontologia, o uso da tecnologia em diagnósticos na convivência com a Covid-19 e a educação na área de saúde.

Um destes trabalhos foi publicado na primeira quinzena de abril na revista científica internacional “Oral Oncology”, em texto coordenado pelo professor Hercílio Martelli Júnior, do Departamento de Odontologia da Unimontes.

O material traz uma visão atual no âmbito das revistas odontológicas e pode ser acessado pelo site da revista. A produção contou com a participação da professora Daniella Reis B. Martelli e dos professores Renato Machado (HRACF-USP) e Ricardo D. Coletta (FOP-UNICAMP).

Um segundo artigo foi publicado na mesma revista – “Social media and telemedicine for oral diagnosis and counselling in the COVID-19 era” – que mostra a importância e relevância dos serviços de telediagnóstico oral e da telemedicina neste período de restrições na atuação dos serviços de Odontologia no mundo todo. Este artigo científico está disponível aqui e teve a participação do professor Hercílio Júnior, de alunos da pós-graduação, coordenado pelo professor Paulo Rogério Ferreti Bonan, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Um terceiro estudo será publicado nos próximos dias: “The works of Hercules and COVID-19 lessons for medical education”, que trabalha sobre os desafios de se fazer uma educação qualificada num período de quarentena, usando, sobretudo, ferramentas remotas e a implicação sobre docentes e discentes –particularmente na área da saúde. Este trabalho contou com a participação do professor Antônio Prates Caldeira, da professora Daniella Martelli e do professor Mário Sérgio Oliveira Swerts.

BOLETINS – Além das publicações científicas mencionadas, um grupo de trabalho envolvendo 18 colaboradores, professores dos Cursos de Odontologia, Medicina, dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde, em Cuidado Primário em Saúde e, ainda, alunos de iniciação científica, tem publicado diariamente um Boletim sobre atualização e conhecimento científico sobre a pandemia da Covid-19 – com linguagem acessível e popular. Esta divulgação encontra-se na 23ª edição. “Importantes tais colaborações e interações breves neste período, como o que experimentado pela sociedade”, disse o professor Hercílio Júnior.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia