Acadêmicos de vários cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) retornaram nesta segunda-feira (14), de forma segura, às aulas presenciais após quase dois anos de atividades remotas. As aulas estavam neste sistema desde março 2019 por conta da pandemia de Covid-19.

Em todos os prédios, foram seguidas as diretrizes do protocolo sanitário, elaborado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), instituído pelo Comitê Gestor, por decisão colegiada do Conselho Universitário (CONSU).

Na retomada desta segunda-feira, em todos os prédios e salas de aula, os acadêmicos, obrigatoriamente, fizeram o uso obrigatório de máscaras. Estão disponíveis em todos os prédios suportes com álcool em gel para a higienização permanente. Além disso, estão mantidas as seguintes recomendações: evitar as aglomerações; manter a abertura de portas e janelas dos ambientes e lavar as mãos com sabão constantemente.

Pra quem esperou com ansiedade o retorno presencial, ‘desbravar’ o ambiente universitário é um dos desafios. Calouro do curso de Ciências Econômicas, Thiago Mesquita Macedo chegou acompanhado do pai. “A expectativa é das melhores. Será motivo de orgulho ver meu filho formar na Unimontes. O curso superior é uma oportunidade presente que servirá para o futuro”, comemorou Nivaldo Batista, pai do Thiago.

FIM DA ANSIEDADE Thiago Mesquita Macedo chegou acompanhado do pai Nivaldo Batista (camisa azul). À direita, o colega de campus Victor Samuel Moreira Leite (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

A expectativa do acadêmico Victor Samuel Moreira Leite é semelhante. “Ainda não conheço o campus, os espaços de convivência, nem mesmo os meus colegas de sala. Acabei de sair do ensino médio e minhas atenções estão totalmente voltadas para este momento. De fato, agora vou diferenciar o ensino médio do ensino universitário”, brinca o calouro.

Na entrada do prédio 2 (CCH), em frente à Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), servidores e acadêmicos ligados à Pró-Reitoria de Extensão auxiliaram calouros e veteranos na chegada aos prédios. A recepção aos acadêmico contou ainda com apresentações do Grupo CEM (Curso de Extensão em Música).

VEJA
– Protocolos sanitários do Estado (site)
– Protocolo sanitário para o retorno das atividades presenciais SEE/MG (PDF)
– Detalhes sobre a utilização do Restaurante Universitário
– Orientações sobre casos de sintomas gripais ou testes positivos de COVID-19 após o retorno às aulas

NORMATIVAS

As normativas de retorno seguro elaboradas pelo CEPEx e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), considerando pontos como: a queda do nível de transmissão da COVID-19, aumento da cobertura vacinal e a cobertura de imunização na faixa etária da população mais jovem, dentre outros pontos descritos no protocolo estadual.

O Restaurante Universitário do campus-sede da Unimontes voltará a funcionar normalmente. Será a partir da próxima segunda-feira (14/3), quando se iniciará o primeiro semestre letivo de 2022 para os cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos.

Dentre as novidades está a prorrogação temporária dos horários de atendimento para melhor acesso aos usuários, como medida de segurança enquanto forem necessários os cuidados por causa da pandemia. O almoço será servido de 10h30 às 14h30, e o jantar das 17h30 às 20 horas. Todo o público será recadastrado novamente. Os alunos precisarão apresentar um documento original com foto e o comprovante com o número de matrícula impresso ou virtual. Os professores e servidores terão acesso pelo número do MASP.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito