A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) registrou importantes avanços nas áreas de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, gestão e prestação de serviços em 2023 e as perspectivas são de ampliação dessas melhorias em 2024, fruto de um planejamento com toda a comunidade acadêmica, contando com o apoio da classe política, instituições de ensino superior, entidades e do Governo do Estado. Esse é o balanço da reunião promovida hoje, pela manhã, pela gestão superior da Unimontes com a comunidade acadêmica, no Salão dos Conselhos, com a participação de gestores, professores e servidores, de forma presencial e on-line, com interação instantânea. A reunião contou com a participação on-line e presencial de cerca de 650 membros da comunidade acadêmica.

Foto: Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, explicou que a reunião ampliada é mais um canal criado pela atual gestão para discutir permanentemente com a comunidade acadêmica os avanços necessários para a modernização da universidade e para criar uma agenda de prioridades, estabelecendo as metas e ações necessárias para o fortalecimento da instituição e, consequentemente, para o retorno de benefícios para a sociedade.

“É primordial que as metas da nossa universidade sejam estabelecidas pelo conjunto de prioridades de nossa comunidade acadêmica, tendo como eixo central a prestação de serviços de qualidade, como um ensino de excelência, seguido no mesmo tom com a pesquisa, extensão e pós-graduação, mas voltado para os anseios da sociedade e de um mundo cada vez mais moderno”, explicou o reitor. “Avançamos muito em 2023, mas precisamos continuar avançando para que a Unimontes possa acelerar o desenvolvimento das regiões onde atua, sendo um braço forte do Governo de Minas”, afirmou.

A reunião serviu, ainda, para o planejamento de ações para o crescimento da Unimontes em 2024. Entre os temas foram apontados concurso público para professores, agenda para melhoria contínua para professores, servidores e acadêmicos; melhoria da infraestrutura da universidade; captação de recursos públicos e privados para a consolidação de um centro de excelência dentro da instituição, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig); instalação gradual de aparelhos de ar condicionado em salas de aulas; construção de laboratórios coletivos; novos cursos de graduação e de pós-graduação.

“Quando assumimos a reitoria anunciamos a retomada do vestibular próprio e a criação do curso de psicologia e algumas pessoas pensaram que seriam projetos a longo prazo e já cumprimos essas metas, que era o anseio da própria comunidade acadêmica e externa. E, agora, estamos preparando o curso de farmácia e vamos retomar o vestibular seriado, graças a esse trabalho conjunto com gestores, professores e servidores”, observou o reitor da Unimontes. “É uma conquista coletiva, pensada e construída coletivamente”, enalteceu.

A importância do planejamento coletivo para a concretização dessas metas foi o ponto destacado pelo vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha.

“Quero reconhecer que esse momento de planejamento é de suma importância para a gestão como um todo, sendo necessário refletirmos sobre qual é a nossa jornada na Universidade. Qual é o nosso papel como integrante dessa comunidade universitária e enquanto cidadão do Norte de Minas e que participa da instituição que tem a maior importância para o desenvolvimento dessa região e da vida das pessoas”. O canal permanente de comunicação com a comunidade acadêmica e a sociedade regional é uma das metas da atual gestão da Unimontes, valorizando a gestão participativa e o estabelecimento de prioridades com base na pluralidade de pensamentos e das demandas regionais.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba