Câmara Municipal entrega o Mérito Educacional “Yvonne Silveira” aos professores com trabalho de destaque na sociedade local e regional (Foto: Manoel Freitas)

Nesta quinta-feira (10/10), a Câmara Municipal de Montes Claros realizará a entrega do Diploma do Mérito Educacional “Professora Yvonne de Oliveira Silveira”, outorgado a profissionais que contribuem com o desenvolvimento do ensino no município e na região. Entre os homenageados estão o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, e o professor Jânio Marques Dias, Do departamento de História/Unimontes.

O ex-reitor da Unimontes entre os anos de 2002 e 2010 e professor aposentado na instituição, pelo Departamento de Ciências Contábeis, Paulo César Gonçalves de Almeida, também receberá o diploma, por indicação do presidente do Legislativo, José Marcos Martins de Freitas.

O Mérito Educacional será entregue em sessão especial no Legislativo montes-clarense, às 19h30, em comemoração pelo “Dia do Professor”. A indicação do professor Antonio Alvimar Souza para o recebimento da homenagem é do vereador Aldair Fagundes. O professor Jânio Marques Dias foi indicado pelo vereador Daniel Dias.

Reitor Antonio Alvimar será um dos representantes da Unimontes na homenagem (Foto: Christiano Jilvan)

“Agradecemos à Câmara Municipal e ao vereador Aldair Fagundes por esta distinção, compreendendo que ela representa um reconhecimento a nossa universidade. A homenagem também renova o nosso compromisso com a melhoria da educação em todos os seus níveis”, afirma o reitor.

“Esse diploma é um reconhecimento ao nosso trabalho, à nossa dedicação e à nossa caminhada. Só temos que agradecer. A homenagem não é prestada somente a mim, mas a um grupo importante: os professores. Estou muito honrado em representar a categoria”, destaca o professor Jânio Marques Dias.

CURRÍCULOS

Professor Jânio Marques Dias
(Foto: Arquivo pessoal)

Natural de Montes Claros, o professor e padre Antonio Alvimar Souza é graduado e mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em Ciências Humanas pela USP e pós-graduado em História Contemporânea pela Unimontes, onde ingressou como docente em março de 1995. Tem experiência no ensino nas áreas de Filosofia, História, Ciências Sociais e Serviço Social.

Já exerceu as funções de diretor da Editora Unimontes, coordenador do Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Religião (em parceria com a PUC-SP). Foi vice-reitor no período de 2014 a 2018. Assumiu o cargo de reitor em dezembro de 2018.

Ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida

O professor Jânio Marques Dias é graduado em História pela Unimontes, com pós-graduação e mestrado em História Social. Além de docente e de exercer funções administrativas à frente do Centro de Educação a Distância (CEAD) e da Diretoria de Documentação e Informações (DDI), Jânio Marques Dias tem contribuído no processo educacional com estudos específicos para preservação da memória de Montes Claros. Dentro do corpo de pesquisadores de história da Unimontes, ele é um dos principais especialistas em estudos sobre o patrimônio histórico do município e do Norte de Minas, se dedicando também às pesquisas sobre as manifestações culturais e religiosas locais e regionais.

O professor Paulo César Gonçalves de Almeida é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Finanças/Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FADEC/FUNMM), com especialização em Contabilidade (Unimontes) e especialização em Administração Pública (Fundação João Pinheiro). Tornou-se docente na extinta FADEC. Foi vice-reitor entre 98/2002 e reitor por dois mandatos na Unimontes.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária