Instituição mostra avanços na pesquisa, ensino e internacionalização

Os avanços alcançados pela Unimontes em pesquisa, ensino e internacionalização estão no Ranking Universitário da Folha (RUF/2019), documento elaborado por um dos maiores jornais do País, a Folha de São Paulo, e divulgado nessa segunda-feira (7/10). A publicação anual aponta que a Unimontes subiu oito posições no estudo, ocupando o 95º lugar em 2019. Em 2018, a Universidade aparecia na 103ª colocação.

O ranking é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior instituição de ensino superior da América Latina.

A Unimontes ficou em 95º lugar com 45,62 pontos, avançando posições na pesquisa, ensino e internacionalização, em comparação com o RUF 2018.

No levantamento do periódico paulista são avaliadas 197 universidades públicas e privadas brasileiras, a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Foram analisadas 20 universidades de Minas Gerais, entre as quais a Unimontes ficou em 11ª posição. A instituição do Estado mais bem colocada na pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 4º lugar no ranking nacional.

FORÇA DA PESQUISA

A pesquisa é o indicador em que a Unimontes apresenta melhor desempenho no estudo, ocupando o 72º lugar. Em 2018, a instituição estava em 84º no mesmo quesito. Na comparação com o RUF 2018, a internacionalização foi o indicador em que a instituição teve melhor variação positiva, subindo 22 posições (ficou em 129 º lugar em 2018 em 2019 ocupa a 107ª colocação). No ensino, a Universidade norte-mineira também teve avanço: ficou na 127ª posição no ranking deste ano, sendo que ocupava a 136ª colocação em 2018.

“O estudo mostra os avanços que alcançamos no ensino, pesquisa e na internacionalização por conta da dedicação e participação de nossos professores, pesquisadores, alunos e servidores”, afirma o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

Por outro lado, o reitor assinala que o RUF 2019 também demonstra que a instituição precisa de melhorar ainda mais, notadamente nos indicadores de inovação e mercado, nos quais ocupa, respectivamente, as posições de números 104 e 126. “Os investimentos na inovação e a inserção no mercado fazem parte dos nossos principais desafios, até levando em conta que a Universidade é uma obra inacabada, que procura avançar sempre, com a participação de cada um dos seus integrantes”, destaca o reitor, lembrando ainda do compromisso da instituição superior com a melhoria de vida das pessoas.

QUALIDADE

Atualmente, a Unimontes conta com 84 linhas de pesquisa, 39 grupos e 248 projetos institucionalizados em andamento. Nesse contexto, a pró-reitora de Pesquisa, professora Clarice Corsato Alvarenga, considera positivo o desempenho da Unimontes no RUF 2019. “Em relação à pesquisa, a Unimontes tem continuamente melhorado o desempenho e isso está relacionado, em grande parte, ao crescimento e à evolução dos programas de pós-graduação na instituição”. A pró-reitora ressalta, ainda, a qualidade da pesquisa científica e tecnológica da Universidade.

“O quilate da produção científica acadêmica certamente é medido pela expertise dos pesquisadores em cada uma das áreas de conhecimento”, pontua.

Atualmente, a Unimontes busca alternativas para o financiamento da pesquisa, por meio de parcerias e convênios com instituições e órgãos de fomento. “A busca por inovações que possam gerar patentes e, consequentemente, recursos financeiros é uma das metas da nossa Pró-Reitoria. A política de inovação da Unimontes, em construção, fortalece as alternativas ao atual cenário de fomento à pesquisa e inovação”, destaca.

Pesquisa pode ser conferida no link

CRITÉRIOS DO RANKING

O RUF é uma avaliação de todas as universidades públicas e privadas do País, feita a partir de dados nacionais e internacionais, com base em periódicos científicos e de patentes, bem como informações do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Na composição da nota do ranking universitários, os pesos dos indicadores avaliados são: pesquisa (42%), ensino (32%), mercado (18%),inovação (4%) e internacionalização (4%).

PESQUISA – Total de artigos científicos pela instituição, relevância de trabalhos científicos a partir de citações recebidas, média de artigos científicos por professor e média de citações por professor.

ENSINO – Considerados quatro componentes, com ênfase para a “opinião de docentes do ensino superior” (a partir de pesquisa do Datafolha) e percentual de professores com doutorado e mestrado.

INOVAÇÃO – Patentes e parceria com empresas. Na internacionalização, é feita a avaliação dos itens: citações internacionais por docentes e publicações em coautoria internacional.

MERCADO – Opinião de empregadores sobre preferências de contratação, também com base em pesquisa do Instituto Datafolha.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos