Gestor apresenta medidas para fortalecimento da instituição

Reitor Antonio Alvimar na ALMG, acompanhado pelo pró-reitor de Planejamento, Aloysio Vieira, e pela deputada Beatriz Cerqueira (C) (Fotos: Alex Sezko)

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, defendeu, durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que a instituição precisa ser discutida de forma profunda e não apenas para resolver pontos isolados e emergenciais. “Estamos discutindo o nosso estatuto, já que não cabemos mais dentro de uma norma que foi criada na época da estadualização da universidade, que ocorreu em 1989, em uma perspectiva que não condiz mais com a realidade”, ponderou.

Convidado pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Beatriz Cerqueira, para tratar especificamente da Unimontes, o reitor ressaltou que vem mantendo um diálogo aberto e transparente com o governo do Estado para melhorar a universidade, adequando-a a realidade e as necessidades atuais. “E o governo, através das diversas secretarias, vem sendo sensível e nos atendendo a medida das possibilidades da situação financeira do Estado”, afirmou.

O gestor enumerou ações que precisam ser adotadas para o aprimoramento da Unimontes, como a formatação de um novo plano de cargo, carreira e salários para os professores e servidores técnico-administrativos da instituição, além de uma agenda permanente de concurso público, sempre que surgir vagas ociosas.

“Hoje temos um universo de desigualdades dentro da universidade, permitindo que o professor doutor, por exemplo, tenha vencimentos diferentes, quando o mais apropriado é que esse professor tenha um vencimento padrão, já que precisamos valorizar a titulação para aqueles que têm a mesma carga horária”, exemplificou. Outra medida é a necessidade de contratação de servidores técnico-administrativos, cuja carência atual é de aproximadamente 500 servidores em toda a universidade.

Outro canal permanente de comunicação com o Governo do Estado é com relação à necessidade de garantia de recursos necessários para o custeio, mas também para investimento na universidade, ampliando a estrutura física e de laboratórios. Essa ampliação de recursos também é necessária para ampliar a assistência estudantil na Unimontes, embora a instituição tenha registrado avanços ao longo dos anos, como a implantação do Restaurante Universitário.

“Uma de nossas demandas nesta área é construirmos um Restaurante Universitário em nosso campus de Janaúba, pois dispomos de acadêmicos, servidores e professores nos três turnos de aula nesta unidade.”
Além do contato permanente com os Governos do Estado e Federal, o professor Antonio Alvimar informou que a Unimontes vem ampliando seu diálogo com a comunidade, buscando novas formas de parcerias com os diversos setores. Exemplificou que uma ampla ação foi feita recentemente junto aos deputados estaduais, federais e senadores da República em busca de emendas parlamentares para garantir recursos financeiros para a instituição, sempre em busca de melhorias para a comunidade acadêmica.

“Temos trabalhado constantemente em busca de melhorias para a Unimontes, cientes de que a nossa instituição tem um papel primordial na área educacional e de saúde no Norte de Minas, sendo, inclusive, responsável pela formação de pessoas que são as primeiras de suas famílias a terem um curso superior. Sabemos de nossas responsabilidades em transformar a realidade de muitas pessoas e de garantir o desenvolvimento das regiões em que atuamos. E precisamos de apoio de todos para continuar a crescer e a melhorar nossas estruturas e serviços”, disse o reitor.

A audiência pública na Assembleia Legislativa, realizada na tarde desta quarta-feira, contou com a presença dos deputados Cristiano Silveira, Leninha, Professor Cleiton, Virgílio Guimarães, a subsecretaria de Estado de Ensino Superior, Augusta Isabel Junqueira Fagundes, do diretor da Central de Recrutamento e Seleção da Seplag, Fabiano Rodrigues Marx, da presidente da Adunimontes, professora Ana Paula Thé, membros da gestão da Unimontes, professores, servidores e acadêmicos.

Para o reitor, Unimontes não pode ter questões isoladas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros