A prática esportiva no meio universitário é altamente relevante por promover a integração entre o acadêmicos, contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida. Por isso, deve sempre incentivada e apoiada. A colocação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, ao receber, na manhã desta quarta-feira (6/03), a diretoria e integrantes da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro (AAAMR), do curso de Medicina da instituição.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O encontro, realizado no Gabinete do Reitor, contou com a presença do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves. Na oportunidade, o presidente da associação atlética do curso de Medicina, Thauan Oliveira Santos Martins, fez uma apresentação da entidade, destacando o seu histórico, visão, valores e missão.

Thauan ressaltou que a associação atlética, criada em 2003 procura incentivar as práticas esportivas entre os acadêmicos de medicina, estimulando a troca de experiências e a harmonia entre os estudantes. Lembrou ainda da organização da atlética, que tem como um dos destaques uma bateria, a “Calanguicina”.

Destacou ainda que, além de promover maior aproximação entre os acadêmicos, o esporte contribui para a melhor formação dos futuros profissionais da medicina.

O presidente da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro também fez um relato sobre a participação da equipe do curso de Medicina da Unimontes no Intermed Minas – Jogos Universitários de Medicina de Minas Gerais. Criada com o a participação da AAAMR, a competição envolve as atléticas de medicina do estado. A delegação da Unimontes ficou em sétimo lugar ,na série Ouro, na 28ª edição do Intermed Minas, que foi realizada na a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no período de 12 a 15 de outubro de 2023.

Ainda durante a reunião, foram discutidas propostas para que a gestão superior da Unimontes possa incentivar e facilitar a prática esportiva e o melhor funcionamento as atléticas. Uma delas é o melhor aproveitamento das quadras e demais instalações do Centro Esportivo Universitário (CEU) para a participação das equipes da universidade em competições como o Intermed Minas.

O reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que a proposta gestão superior é apoiar integralmente a prática esportiva entre os acadêmicos por compreender a importância do esporte no desenvolvimento humano. “A nossa intenção é apoiar atividades como a práticas esportiva, que faz a diferença na vivência acadêmica”, assegurou o reitor.

Ele destacou que a gestão superior da Unimontes apoia e incentiva não somente as equipes do curso de medicina, mas apoia as atléticas de todos os cursos da Universidade. “ Ficamos positivamente surpresos com a atuação e organização da atlética de medicina. Os acadêmicos mostram que, além de atenderem as exigências do curso, também se dedicam ao esporte, com excelentes resultados”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

Além do presidente da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro (AAAMR), Thauan Oliveira Santos Martins, a reunião com o reitor e o pró-reitor de Extensão contou com as presenças dos integrantes diretores da entidade: os acadêmicos Maria Eduarda Amabile Gallego (quarto período), João Victor Souza Freitas (quarto período), Luiz Fernando Alves Ribeiro (sétimo período, coordenador de Vôlei Masculino) e Daniella Karolina Corrêa (quarto período, coordenadora de Vôlei Feminino). Participou ainda o ex-dirigente da Atlética, o egresso do curso médico da Unimontes Marcelo Santos Pimenta, atualmente, residente em Neurocirurgia na Santa Casa de Montes Claros.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +