A prática esportiva no meio universitário é altamente relevante por promover a integração entre o acadêmicos, contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida. Por isso, deve sempre incentivada e apoiada. A colocação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, ao receber, na manhã desta quarta-feira (6/03), a diretoria e integrantes da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro (AAAMR), do curso de Medicina da instituição.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O encontro, realizado no Gabinete do Reitor, contou com a presença do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves. Na oportunidade, o presidente da associação atlética do curso de Medicina, Thauan Oliveira Santos Martins, fez uma apresentação da entidade, destacando o seu histórico, visão, valores e missão.

Thauan ressaltou que a associação atlética, criada em 2003 procura incentivar as práticas esportivas entre os acadêmicos de medicina, estimulando a troca de experiências e a harmonia entre os estudantes. Lembrou ainda da organização da atlética, que tem como um dos destaques uma bateria, a “Calanguicina”.

Destacou ainda que, além de promover maior aproximação entre os acadêmicos, o esporte contribui para a melhor formação dos futuros profissionais da medicina.

O presidente da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro também fez um relato sobre a participação da equipe do curso de Medicina da Unimontes no Intermed Minas – Jogos Universitários de Medicina de Minas Gerais. Criada com o a participação da AAAMR, a competição envolve as atléticas de medicina do estado. A delegação da Unimontes ficou em sétimo lugar ,na série Ouro, na 28ª edição do Intermed Minas, que foi realizada na a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no período de 12 a 15 de outubro de 2023.

Ainda durante a reunião, foram discutidas propostas para que a gestão superior da Unimontes possa incentivar e facilitar a prática esportiva e o melhor funcionamento as atléticas. Uma delas é o melhor aproveitamento das quadras e demais instalações do Centro Esportivo Universitário (CEU) para a participação das equipes da universidade em competições como o Intermed Minas.

O reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que a proposta gestão superior é apoiar integralmente a prática esportiva entre os acadêmicos por compreender a importância do esporte no desenvolvimento humano. “A nossa intenção é apoiar atividades como a práticas esportiva, que faz a diferença na vivência acadêmica”, assegurou o reitor.

Ele destacou que a gestão superior da Unimontes apoia e incentiva não somente as equipes do curso de medicina, mas apoia as atléticas de todos os cursos da Universidade. “ Ficamos positivamente surpresos com a atuação e organização da atlética de medicina. Os acadêmicos mostram que, além de atenderem as exigências do curso, também se dedicam ao esporte, com excelentes resultados”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

Além do presidente da Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro (AAAMR), Thauan Oliveira Santos Martins, a reunião com o reitor e o pró-reitor de Extensão contou com as presenças dos integrantes diretores da entidade: os acadêmicos Maria Eduarda Amabile Gallego (quarto período), João Victor Souza Freitas (quarto período), Luiz Fernando Alves Ribeiro (sétimo período, coordenador de Vôlei Masculino) e Daniella Karolina Corrêa (quarto período, coordenadora de Vôlei Feminino). Participou ainda o ex-dirigente da Atlética, o egresso do curso médico da Unimontes Marcelo Santos Pimenta, atualmente, residente em Neurocirurgia na Santa Casa de Montes Claros.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau