Registro da reunião no gabinete da Reitoria Unimontes – Foto/crédito: Ascom Amagis

No dia 10/11, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago recebeu visita do presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e membros da diretoria da Associação e da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs).

Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de formalização de convênio entre a Emajs e a Unimontes para realização, em Belo Horizonte, de curso de doutorado interdisciplinar, possibilitando novas oportunidades de desenvolvimento e formação a magistrados, magistradas e pensionistas.

O reitor Wagner de Paulo Santiago, falou sobre a expectativa da Unimontes com a parceria a ser firmada. “Para a nossa Universidade, é muito importante essa aproximação com a Escola da Amagis.  Vejo como fundamental o elo entre a Academia e a Magistratura. O dever da nossa instituição, assim como do Judiciário, é dar bons exemplos e inspirar pessoas.”

O presidente da Amagis, Luiz Carlos Rezende e Santos ressaltou que a Emajs foi a concretização de um sonho e destacou sua alegria pode voltar a Montes Claros. “Sempre acalentei uma escola para a Associação porque acho importante, mesmo tendo passado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), como juiz auxiliar na gestão do 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Kildare Carvalho, a Amagis ter a sua escola, a escola que é do juiz, da juíza e de sua família, onde o magistrado tenha a liberdade de pensar em outras áreas para além do Direito, como a literatura, as artes, a teologia. E estar aqui hoje, na Unimontes, discutindo a ampliação do conhecimento, é um enorme privilégio”, destacou.

Também participaram da reunião o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; o diretor-executivo da Emajs, juiz Richardson Xavier Brant; o coordenador acadêmico da Escola e ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; o diretor-subsecretário da Associação, juiz Evandro Cangussu Melo; o desembargador Lailson Braga Baeta Neves, o pró-reitor adjunto de Pós-graduação da Unimontes, professor Daniel Coelho de Oliveira; e os coordenadores do mestrado e doutorado em Desenvolvimento Social, professores Marcos Esdras Leite e Gilmar Ribeiro dos Santos.

Após o encontro, o presidente da Amagis e os demais presentes visitaram as instalações do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, onde funciona o curso de Direito da Unimontes.

Fonte/fotos: Ascom Amagis

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro