O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago e a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, visitaram o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique de Carvalho Veloso, na tarde de segunda-feira (15/05). Eles foram recebidos em encontro, na sede da entidade.
O objetivo da visita foi o incremento da parceria entre as instituições, visando a realização de ações conjuntas.

Um dos temas discutidos foi a participação da Unimontes e do IFNMG na 49ª Expomontes, que será realizada de 30 de junho a 9 de julho, para mostrar as atividades do ensino, pesquisa e extensão das duas instituições, com ênfase nas ações voltadas para o desenvolvimento econômico e o setor produtivo.

“A proposta da Unimontes é trabalhar em parceria com todas as entidades da sociedade organizada, verificando quais são as suas demandas e quais os projetos que podemos desenvolver em parceria. Também queremos mostrar e valorizar nossas potencialidades”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago.
Ele lembrou que a Universidade tem destaque nas ciências agrárias, por intermédio dos cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Florestal Medicina Veterinária, Zootecnia) e de pós-graduação Stricto Sensu, além do curso de Tecnólogo em Agronegócio, ministrados no campus de Janaúba. Na unidade também são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, que têm como objetivo a melhoria da produção agropecuária.

Além das atividades de ensino, observou o professor Wagner Santiago, a Universidade Estadual de Montes Claros conta com uma série de projetos de extensão e de pesquisa, implementados com a participação dos seus professores e alunos, que resultam em benefícios diretos para a comunidade ao seu redor.

A reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, destacou que o Instituto conta com cursos em diferentes áreas e que a proposta é atuar em parceria com a Unimontes e com a Sociedade Rural.

“O nosso pensamento é trabalhar sempre juntos”, assegurou a reitora do IFNNM, citando que, durante a Expomontes, a instituição poderá apresentar, entre outras iniciativas, projetos de inovação, como trabalhos na área de robótica, desenvolvidos por seus professores e alunos da área de Tecnologia da Informação (TI).
O presidente da Sociedade Rural, José Henrique de Carvalho Veloso, agradeceu a visita e ressaltou a relevância da soma de esforços com a Unimontes e o IFNMG, objetivando a busca de melhorias não somente para o setor produtivo, mas para o desenvolvimento socioeconômico do Norte de Minas. Ele destacou a importância da difusão do conhecimento para a melhoria do processo produtivo e da qualidade de vida.
“O nosso setor está em busca de novas tecnologias e da inovação. Para isso, é fundamental a participação das universidades”, afirmou José Henrique.
José Henrique salientou que em 2024, a Sociedade Rural vai comemorar 80 anos de fundação. Também serão completados 50 anos de realização da Exposição Agropecuária de Montes Claros. A proposta da entidade é contar com a parceria da Unimontes para realização de pesquisa e publicação de um livro sobre a sua própria trajetória e sobre a história da Expomontes.

PRESENÇAS

Ainda participaram da visita: o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva; e o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, professor Gustavo Henrique Silva de Souza.

Pela Sociedade Rural, estiveram presentes também o diretor Financeiro, Flávio Gonçalves Oliveira; e o coordenador-geral, Gabriel Pimenta.
Na oportunidade, o reitor da Unimontes a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas e assessores, acompanhados de José Henrique, conheceram o Memorial da Sociedade Rural de Montes Claros.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +