Nesta segunda-feira (15/05), o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes) realizou, no Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto, a cerimônia de abertura da Semana da Enfermagem, com o objetivo de integralizar o corpo técnico e enfermeiro aos eventos que serão destinados à categoria ao decorrer dos dias 15, 16, 17 e 18/05.

Foto: João Paulo Antonini

A solenidade foi presidida pelo Professor Wagner de Paulo Santiago, Reitor da Unimontes; e contou com a presença do Superintendente do Hospital Universitário, Prof. Carlos Eduardo Mendes D’Angelis; Suelen Ferreira dos Santos, Diretora de Enfermagem; e Henrique Andrade Barbosa, Diretor de Desenvolvimento Acadêmico.

Prof. Wagner de Paulo Santiago, Reitor da Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

“Estamos aqui para marcar uma nova posição no hospital e na Unimontes como um todo: a de que é possível fazer se fizermos tudo juntos”, colocou em sua fala o Prof. Wagner Santiago, ao se referir às demandas do corpo de enfermeiros e de outros setores do HU – Unimontes. “É preciso parar com a ‘cultura do não’. Vamos agir e movimentar o que for preciso para dizer sim”, completou o Reitor.

Coube ao Superintendente do Hospital da Unimontes, Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, expressar o agradecimento que todos no hospital têm pelos enfermeiros e técnicos, “que se dedicam, diariamente, de forma tão bonita e humana, a ensinar os nossos alunos e a cuidar do próximo”.

A Diretora de Enfermagem, Suelen dos Santos Ferreira, contemporizou os problemas passados pelo HU, reafirmando o empenho da atual reitoria e dos gestores do hospital em sensibilizar o Governo do Estado sobre a necessidade do reforço de pessoal capacitado e para solucionar reivindicações da categoria.

Homenagens e música

Durante a cerimônia da abertura, o Reitor Wagner Santiago homenageou os dois servidores de maior tempo de carreira da Enfermagem e dos Técnicos em Enfermagem do HU – Unimontes. A servidora enfermeira Francisca Cardoso, da Clínica de Saúde Mental; e o servidor técnico em enfermagem Ronaldo Félix Canela, foram congratulados.

A Enfermeira Francisca Cardoso, sendo homenageada pelos seus 28 anos de contribuição ao HU.
Foto: João Paulo Antonini

“Trabalhar no HU mudou a minha vida, assim como a de muitos outros aqui presentes. Receber essa homenagem é uma honra para mim”, agradeceu a enfermeira. O técnico em enfermagem, Ronaldo Félix Canela, não esteve presente por motivos pessoais e enviou emissário para receber o seu preito.

Na oportunidade, o grupo musical do Departamento de Música, “Camerata de Violões”, coordenado pela professora e mezzo-soprano Christiane Franco, apresentou ao público músicas eruditas que ambientaram o espaço do auditório e emocionou os presentes. “A Camerata de Violões da Unimontes é um projeto do curso Artes/Música da nossa Universidade, amparado pela Pró-reitoria de Extensão e protagonizado por professores do departamento”, afirmou a musicista. Também compõem o grupo musical os professores Geraldo de Alencar Durães Filho, Luiz Carlos Junior e Daniel Aguiar Novais, além do músico Antônio Carlos Vitorino dos Santos Junior.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +