O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, assinou na tarde dessa segunda-feira (17), a Portaria Nº 120 que institui e nomeia Comissão de Acolhimento, Encaminhamento e Acompanhamento de crimes de Violência Sexual, gênero e Discriminações da Universidade Estadual de Montes Claros.

O documento foi assinado pelo Reitor Alvimar no Salão dos Conselhos ao lado da Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência da Unimontes, professora Cláudia Maia, da presidente da Comissão da OAB Mulher, advogada Graciele Bicalho, e da Coordenadora Adjunta Estadual da Aliança LGBTQI+, Letícia Ferreira.

Acesse a Portaria Nº 120

Ao assinar o ato de nomeação, o reitor reforçou que “somos uma Universidade diversa e, como tal, é assolada pelos mesmos problemas da sociedade. E como Universidade, temos um compromisso real e social mais atenuado. Diariamente, fazemos enfrentamentos necessários e árduos para construímos um espaço democrático e formativo. Nosso papel é trazer o outro para perto. Só assim construiremos ações e ambientes mais coerentes, éticos, de humanidade, em defesa da vida. Essas ações são importantes e necessárias”.

Foto: Wallace Sousa/Unimontes

Representando a Rede de Enfrentamento da Violência contra a mulher, a professora Cláudia Maia destacou “a iniciativa e a atuação da Gestão Superior da Universidade ao criar uma política específica”. Para a professora, a “portaria precisa ser um espaço seguro de acolhimento dentro da Unimontes, uma espécie de ouvidoria, com especialistas, referências, abrangendo o máximo de instâncias e setores da Unimontes”, destacou a professora ao mencionar a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que mantém uma rede de enfrentamento com grupos específicos. Como membro da comissão, a pesquisadora Cláudia Maia sugeriu que atividades, ações e estudos, bem como eventos com a temática da portaria sejam frequentes no âmbito da Unimontes.

Comissão

A comissão será presidida pela professora Jonice dos Reis Procópio, representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Unimontes (NEAB). Também integram a Comissão Andrea Ruas da Cruz Nogueira, docente da área de Psicologia, Clara Sena Mata Oliveira, representante discente da Pós-Graduação, Claudia de Jesus Maia, representante do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG). Ludmila Cunha Botelho e Oliveira, Representante da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH); Marcelo Brito, Representante do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes (In)serto; Maria Clara Chaves Representante discente da Graduação; Theresa Raquel Bethonico Correa Martinez, Representante Técnico-administrativo do Serviço de Assistência a Pessoas em situação de violência do Hospital Universitário (Maternidade) e um representante da Ouvidoria Geral.

Também participaram da assinatura da Portaria os Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão, Planejamento de Gestão e Finanças e Adjuntos, a coordenadora da Rede de Enfrentamento a Violência Contra Mulheres, Jasmily Araújo Paiva, a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, Tatiane Leite; representante do grupo Mulheres do Brasil, Deijane Graciele Ferreira Coelho e Leite; o coordenador do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes, professor Marcelo Brito; o coordenador municipal das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, José Gomes Ribeiro; Presidente do DCE, acadêmico Gabriel Correia.

Foto de capa: Andrey Librelon/Unimontes

Relacionadas

Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso
Unimontes divulga resultado do vestibular próprio nesta segunda-feira (03/02)
Boas-vindas à comunidade acadêmica e apresentação das propostas e metas da Unimontes para o ano de 2025