As principais necessidades da Universidade Estadual de Montes Claros foram apresentadas aos deputados federais e senadores de Minas Gerais, em Brasília-DF, com o propósito de pleitear e inserir emendas parlamentares ao Orçamento da União/2020 e garantir a liberação de recursos para a Unimontes. Em visita ao Congresso Nacional nessa quinta-feira (3/10), o reitor Antonio Alvimar Souza entregou aos parlamentares o documento “Portfólio de Demandas para Emendas Parlamentares – Unimontes 2019/2020″.

O reitor esteve acompanhado pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira; pelo assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga; e pelo chefe do escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte, Anderson Luiz Siqueira.

Nas visitas aos gabinetes dos deputados federais e senadores, o professor Antonio Alvimar ressaltou a proposta da instituição em ampliar as ações na sua área de abrangência, que corresponde a praticamente a 40% do território mineiro, alcançando cerca de 2 milhões de pessoas. Ele destacou a importância da parceria e do apoio dos parlamentares mineiros, no propósito de assegurar os recursos para o atendimento às reais necessidades da Universidade na melhoria da prestação de serviços às populações das áreas onde atua: Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e o Noroeste do estado.

DOCUMENTO COM DEMANDAS

O portfólio contém as demandas para as áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Ao todo, são 39 pontos que vislumbra a possibilidade de investimentos da ordem de R$ 30 milhões nos diversos setores da Unimontes e no Hospital Universitário Clemente de Faria. Dentre as áreas estão infraestrutura (reformas e construções), aquisição de equipamentos e material de consumo. As propostas contemplam tanto o campus-sede como as demais unidades da Unimontes.

Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar durante visita a deputados e senadores em Brasília-DF

Há também a proposta de utilização de espaço verde no campus-sede para a implementação de um projeto específico para estimular a ampliação da produção aquícola e pesqueira de forma sustentável, bem como preservar a biodiversidade como berçário para a reposição de peixes nativos da bacia do Rio São Francisco.

No Hospital Universitário, o destaque do documento é para a demanda de reforma e melhoria do Pronto-Socorro. Entre outras ações inseridas no documento entregue a cada deputado e senador, foi elaborado o projeto para a melhoria da infraestrutura tecnológica do campus-sede e a ampliação da área administrativa da instituição.

O documento contempla, ainda, o projeto de ampliação de cursos da Unimontes. Neste sentido, uma das demandas é a emenda ao Orçamento da União que propõe a destinação de recursos para a construção do Hospital Veterinário no Campus Janaúba. O objetivo da obra é garantir o suporte à implantação do curso de graduação de Medicina Veterinária, além de garantir verbas necessárias para o asfaltamento de via de acesso interno do Campus de Janaúba.

O reitor Antonio Alvimar esteve em vários gabinetes. Conversou e apresentou as demandas da Universidade aos deputados federais, Eduardo Barbosa, Fabiano Tolentino – acompanhado do ex-prefeito de Grão Mogol, Jeferson Figueiredo – Gilberto Abramo, Igor Timo, Aécio Neves , Mauro Lopes, Paulo Guedes e Patrus Ananias, além dos dos senadores Rodrigo Pacheco e Carlos Viana.

TAGS:Gestão

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes