Um grupo de trabalho composto por membros da gestão superior da Unimontes e do Hospital Universitário Clemente de Faria será criado por meio de portaria do Reitor para tratar especificamente da jornada especial, ajuda de custo, operacionalização do HU e avaliação geral da carreira dos servidores da saúde, especificamente a dos Enfermeiros.
O assunto foi tratado em videoconferência mediada pelo reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza, nesta quarta-feira (13), em que participaram também o Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Rocha Vieira, a superintendente do HU, Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, o diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) Irineu Ribeiro Lopes, o chefe de gabinete da reitoria, Allysson Danilo Dantas Silva, a secretária executiva da mesa permanente de negociações do Sistema Único de Saúde (SUS), Núbia Dias e enfermeiros do HUCF.
O reitor Antonio Alvimar destacou o papel histórico de conquistas da Universidade em “buscar a defesa de todos os servidores, com uma articulação conjunta, segura e responsável junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAG), em benefício de todos, inclusive, com a inclusão do auxílio inserido recentemente na folha de pagamento dos servidores”.
Ainda de acordo com o reitor, “a Universidade sempre defendeu o acolhimento dos pedidos dos servidores, inclusive, apresentando todas as ideias e solicitações em minutas que serviram de referência para servidores de todo o Estado”.
JORNADAS DIVERSAS E ISONOMIA
Outros dois pontos tiveram destaque na videoconferência: as diversas jornadas de trabalho vigentes no HUCF e a busca de alternativas para retomar o processo de isonomia dos servidores. “A realidade financeira do Estado é bem difícil. Os recursos estão bem restritos d direcionados ao combate à Pandemia causada pela Covid-19. Vamos trabalhar de forma conjunta para termos a possibilidade de negociação”, revela o Pró-Reitor de Planejamento, professor Aloysio Vieira. Diretor da DDRH, Irineu Ribeiro Lopes reconhece o papel da gestão superior da Universidade em manter um diálogo permanente sobre a isonomia dos servidores.
“Precisamos de uma legislação específica para regulamentar, principalmente, a carga horária desses servidores”. “Essa tem sido uma de nossas maiores lutas e preocupações”, emenda a superintendente do HU, Priscilla Izabella, que está atenta às demandas do servidores.
Ao ressaltar o empenho da gestão, nesse sentido, o reitor da Unimontes sugeriu a criação do grupo de trabalho que terá a tarefa de “elaborar um documento consistente a ser encaminhado ao Governo do Estado. A portaria com a composição dos membros da gestão superior da Unimontes e do Hospital Universitário Clemente de Faria será publicada em breve.