O atual momento de ajustes vivido pela Unimontes, diante das restrições orçamentárias, foi enfatizado pelo reitor professor Antonio Alvimar Souza ao participar da abertura da Oficina de Planejamento Gerencial, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), nesta segunda-feira (06/05). 

O reitor também destacou a necessidade do empenho da comunidade acadêmica para a superação dos obstáculos e apresentou um panorama do atual quadro enfrentado pela Universidade. Destacou ainda que, diante das restrições orçamentárias, a universidade tem adotado uma série de medidas para garantir o bom funcionamento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e a prestação de serviços.


Salientou também que um dos grandes desafios da Unimontes, no atual momento, é manter os serviços do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), 100% SUS, que responde por 62% das despesas da universidade. “O HUCF é um hospital-ensino, mas hoje banca o atendimento à saúde da maior parte da população de Montes Claros. E não podemos deixar a população de baixa renda desassistida”, ponderou o reitor Alvimar, referindo-se ao esforço desenvolvido pela Instituição em assegurar a manutenção de toda a estrutura de atendimento do HU, especialmente do pronto socorro.
 

O reitor solicitou a compreensão e a colaboração dos professores e servidores técnico-administrativos do CEPT para a superação das dificuldades financeiras e garantir a plena continuidade das atividades do Centro. O mesmo pedido tem sido feito durante os ciclos de encontros com os professores e servidores dos demais centros de ensino da Unimontes, promovidos pela gestão da universidade. “Precisamos expandir nossas ações, inovar e captar mais recursos. Estamos em um momento em que temos que dar o melhor de nós pela Universidade e pelo Brasil”, conclama o reitor da Unimontes. 

O evento contou com a participação do diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso, dos pró-reitores Aloysio Afonso Rocha Vieira de (Planejamento, Gestão e Finanças), Paulo Eduardo Gomes de Barros (Extensão) e José Reinaldo Mendes Ruas (Pesquisa). Ainda estiveram presentes os pró-reitores adjuntos, Carlos Alexandre Bortolo (Pós-Graduação) e Zilmar Santos Cardoso (Extensão), além do secretário-geral da Uninontes, André Vinicius Chamone Cangussu. 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

“A Importância do Planejamento Estratégico” foi o tema de palestra proferida pelo Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, que é docente do departamento de Economia da instituição, e possui curso executivo MBA em Gestão de Negócios. O Pró-Reitor abordou as ações de planejamento estratégico que tem sido implementados na Unimontes, citando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Estatuinte, este último em permanente discussão. 

A Oficina promovida pelo CEPT servirá para a elaboração do planejamento estratégico do Centro. A proposta é que o movimento reflita, a médio e longo prazo, sobre as ações a serem implementadas na unidade.

Relacionadas

NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia
Observatório do Trabalho da Unimontes registra: Montes Claros teve perda de 372 empregos formais em março