A Universidade Estadual de Montes Claros passou a integrar oficialmente a estrutura da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Antes, a Unimontes era vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A mudança está prevista na Lei 23.304, da reforma administrativa do Estado, assinada pelo governador Romeu Zema e publicada no Diário do Executivo “Minas Gerais”, na última sexta-feira (31), após aprovação de Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Por meio da reforma administrativa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) foi extinta, com parte de suas ações sendo assumidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que conta com a Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Unimontes foi transferida para a Secretaria de Estado de Educação juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ainda dentro da reforma administrativa, a SEE passou a contar com a Subsecretaria de Ensino Superior, dividida em duas diretorias.

Projeto de Lei pela passou pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG )
Foto: Divulgação

O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, ressalta que as perspectivas com a transferência da Universidade para a Secretaria de Estado de Estado de Educação são muito positivas. “Esperamos manter o bom diálogo que sempre tivemos com o Governo do Estado, implementando ações voltadas para melhor atender a população das áreas de atuação da Unimontes, expandindo as atividades do ensino,  pesquisa, extensão e da prestação de serviços”, assegura o reitor.

O professor Antônio Alvimar Souza lembra também que a gestão superior da Unimontes já iniciou entendimentos com a secretária de Estado de Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Annna. Em 13 de março passado, a secretária de Educação visitou a Universidade. Na oportunidade, conheceu os números e a estrutura da universidade. Foram discutidas ações estratégicas que poderão ser desenvolvidas entre a instituição e a SEE.

A estrutura da Unimontes

Com um orçamento anual de R$ 311,3 milhões, a Unimontes conta 1.116 professores e 1.329 servidores técnico-administrativos efetivos, com o total de 2.455 colaboradores. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Instituição presta assistência de qualidade  à saúde da população por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), único da cidade com atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Universidade atua, prioritariamente, numa  região que corresponde a 40% da área total do Estado de Minas Gerais, incluindo as regiões Norte e Noroeste de Minas e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Alcança uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes.

Além do campus-sede, a instituição conta com os campi de Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco, no Norte de Minas; Almenara (Vale do Jequítinhonha); Paracatu e Unaí, no Noroeste do estado. Dispõe  dos núcleos avançados de Joaíma ( Vale do Jequitinhonha) e de Pompéu (Região Central do estado), além dos pólos de educação a distância nas diversas regiões mineiras.

A comunidade discente é formada, atualmente, por 12.765  alunos, com a seguinte divisão: cursos  de graduação presenciais (8.244), graduação a distância (900), técnico-profissionalizantes (1.365),  pós-graduação Lato sensu presenciais (459)), pós-graduação Lato sensu – a distância (1.200) e Stricto sensu  – mestrados e doutorados (597).

Nos cursos de graduação da Unimontes, são oferecidas anualmente 2.698 vagas. A instituição atingiu a marca de 55.131 profissionais graduados em seus diversos cursos , de dezembro de 1966 a dezembro de 2018.

Estão sendo desenvolvidas as atividades da Estatuinte, processo que visa a elaboração do novo Estatuto da Universidade com a participação de toda comunidade acadêmica. A proposta final do novo Estatuto da Unimontes deverá ser concluída até o dia 21 de agosto, para ser  apresentada ao Conselho Universitário os devidos encaminhamentos à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado.  Em 2018, foi concluído o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária