Aproximadamente 58% do público entrevistado – entre professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros – manifestaram interesse na utilização permanente do Restaurante Universitário (R.U.). Esse é um dos resultados da pesquisa sobre a demanda do projeto realizada ao final do primeiro semestre letivo pelas empresas juniores de Estudos e Pesquisas Sociais (Datamontes) e de Economia (Economontes), com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O trabalho atende solicitação da Comissão Especial designada pela Reitoria para promover estudos e propostas das políticas e normas de regulamentação da utilização dos serviços a serem oferecidos pelo Restaurante Universitário. Foram feitas 1,4 mil entrevistas, no sistema por amostragem. O campus-sede registra, diariamente, um fluxo diário de 6,3 mil pessoas.

A pesquisa contou com a supervisão dos professores Simone Magalhães e Lúcio Flávio Costa, respectivamente, coordenadores das empresas juniores Economontes e Datamontes, tendo a participação das acadêmicas-consultoras Virgínia Nobre Mesquita e Luísa Lucrécio Barbosa Oliveira.

DUAS REFEIÇÕES – De acordo com o levantamento, a maioria das pessoas ouvidas – cerca de 40% – pretende utilizar o estabelecimento para duas refeições (almoço e jantar) diárias, sendo que o projeto do restaurante prevê o fornecimento diário de 1,5 mil refeições por dia.

Segundo a presidente da comissão especial para estudos sobre o R.U., Joelina da Conceição Alves de Almeida, também assessora de Gestão Estratégica e Inovação, “todas as providências estão sendo desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças para o funcionamento do restaurante ainda este ano”.

Um grupo técnico presidido pela diretora de Orçamento e Finanças, Etiane Ramos Sizílio, realiza estudos sobre o preço de cada refeição, sendo que uma parte do valor será subsidiada pelo Estado, através da Universidade, e a outra pelo usuário.

O CARDÁPIO – Por sua vez, a nutricionista Káthia Oliveira Veloso disse que foi elaborado um cardápio seguindo os padrões de qualidade nutricional e higiênico alimentar, de acordo com as legislações estabelecidas pela Anvisa. Será servida a seguinte preparação; prato base: arroz e feijão; prato protéico ou principal: carne, peixe, aves (com opção vegetariana); acompanhamento: saladas e fruta.