A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi uma das signitárias de termo que visa a adesão das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IES) mineiras ao sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em ação coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

“Mas a assinatura do documento não significa, de imediato, que a universidade oficializou adesão ao Enem. Essa decisão somente será tomada após amplo processo de discussão com a comunidade acadêmica, ouvindo todas as suas instâncias”, assinala o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela.

Ele salienta que a Unimontes não tem nenhum posicionamento contrário ao Exame Nacional do Ensino Médio, implementado pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhecido como um processo legítimo e democrático, que recebeu a adesão de instituições superiores de todo o País.

“Entretanto, no caso peculiar da Universidade Estadual de Montes Claros, a questão, necessariamente, precisa ser tratada com cautela, tendo em vista que a nossa instituição, além do processo seletivo pelo sistema universal, já tem outras formas de ingresso nos seus cursos de graduação como o sistema de reserva de vagas e o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (Paes/Unimontes)”, ressalta.

O reitor anuncia que, a partir de agora, a universidade iniciará o debate interno sobre a proposta de adesão ao Enem. “A nossa intenção é discutir amplamente esse assunto, que interessa a toda comunidade acadêmica e também à comunidade externa. Qualquer decisão a ser tomada terá que ser debatida e referendada pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex)”, explica João Canela.