As provas serão realizadas no próximo domingo (26/11)

Os concluintes de seis cursos de graduação da   Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se preparam para as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade/2023 que serão realizadas no próximo domingo (26/11).

Neste ano, serão submetidos à avaliação acadêmicos dos seguintes cursos de graduação da Unimontes: Enfermagem, Medicina, Odontologia e Engenharia Civil, que farão os testes no campus-sede em Montes Claros; e Agronomia e Zootecnia, que realizarão as provas no campus de Janaúba.

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições superiores brasileiras. O exame é obrigatório para os concluintes dos cursos de graduação.

A pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes, professora Helena Murta Moraes Souto, ressalta a importância do Enade para a avaliação institucional. “O Exame é muito importante porque permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), conhecer a realidade da oferta dos cursos e a qualidade da educação superior. Possibilita ainda o acompanhamento de estatísticas e de indicadores educacionais”, enfatiza.

Os acadêmicos deverão acessar o Sistema Enade, até o dia 25 de novembro, visando o preenchimento eletrônico do questionário do Estudante e a consulta do local de prova. O estudante que não preencher o questionário está em situação irregular, ficando impedido de realizar a prova e de receber o diploma de graduação.

A coordenadora de Avaliação Institucional da Unimontes, professora Viviane Carrasco, lembra que os alunos devem ficar atentos para a importância do exame. “Sem o Enade, o estudante não pode colar grau nem obter o diploma de graduação. O aluno deve fazer a prova de modo responsável e comprometido, pois, o exame é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior”, afirma a professora Viviane Carrasco.

Os concluintes inscritos no Enade 2023 serão informados sobre os locais das provas somente após responderem ao questionário sobre o exame. Também somente após o preenchimento do documento eletrônico é que será possível imprimir o cartão de informação do estudante. O Boletim de Desempenho será disponibilizado aos participantes na página oficial do Enade – http://portal.inep.gov.br.

Mais informações na Coordenadoria de Avaliação Institucional da Unimontes pelo telefone (38) 3229-8145 ou pelo endereço eletrônico: http://avaliacao.unimontes.br/index.php/enade.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes