Drama racial consagrado pela crítica e pelo público, “Faça a Coisa Certa” é o último filme a ser exibido em 2023, no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (CCH/Unimontes), fruto da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários (PPGL), o Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) e o Cinema Comentado Cineclube. A sessão será no dia 29 de novembro, às 19h, seguida de debate com o público sobre os temas presentes na produção.

Em 1989, no “dia mais quente do ano”, a temperatura atinge graus de preconceito, revolta e contestação no Brooklyn – bairro tipicamente negro dos EUA. O ítalo-americano Salé, dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant; considerado um cara boa praça, decora o estabelecimento com fotografias de ídolos brancos e de origem italiana dos esportes e do cinema. É quando Buggin’ Out, o ativista local, reclama por não existirem negros na Parede da Fama. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.

Sucesso arrebatador de público e crítica, “Faça a Coisa Certa” (Spike Lee, 1989), apresenta a diversidade de situações decorrentes da sinopse acima e traz um vigor de alta qualidade ao cinema estadunidense. De acordo com Erik Constantino, do site Cinéfilo em Série, “impressiona a segurança de Spike na direção, já que se trata de seu segundo longa-metragem da carreira. O cineasta abusa da criatividade utilizando ângulos de câmera diferenciados e valorizando a colorida fotografia, que ganha vida não apenas com a bela iluminação de cena, mas também nos figurinos do fim da década de 1990 e no vibrante design de produção. Soma-se a isso a trilha sonora em hip hop e temos uma identidade belamente criada por seu realizador”.

Com um elenco de nomes que ocupariam espaço de destaque no cinema e nos seriados – como Samuel L. Jackson, Martin Lawrence, Rosie Perez, John Turturro e Giancarlo Esposito –, “Faça a Coisa Certa” permanece extremamente atual abordando perspectivas do racismo estrutural e oferecendo questionamentos importantes para debater o racismo numa profundidade bem contextualizada.
As sessões do Cinema Comentado Cineclube são gratuitas e se fundamentam na ideia de proporcionar uma experiência cinematográfica estética e reflexiva ao público. As conversas após a exibição permitem compartilhar opiniões e transmitir o conhecimento de forma abrangente e diversificada aos participantes.

Segundo a coordenadora do PPGL Unimontes, professora Andrea Martins, a escolha do filme “Faça a coisa certa” não foi aleatória, já que no último dia 20 de novembro foi celebrado o Dia da Consciência Negra. Ela adianta que a intenção é continuar com as sessões em 2024, sempre com filmes instigantes, em sessões abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +