A Universidade Estadual de Montes Claros ganhará importante apoio de parlamentares federais mineiros na execução de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão. Esse é o balanço das reuniões promovidas em Brasília, no Distrito Federal, pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, com deputados federais e com o senador da República Carlos Viana.
A proposta das visitas foi mostrar aos parlamentares as ações desenvolvidas pela universidade que beneficiam diretamente a sociedade regional, gerando melhoria na qualidade de vida das pessoas, e apresentar novos projetos dentro da nova proposta da universidade de modernização e atualização das demandas da comunidade acadêmica e da sociedade regional.
Os parlamentares federais conheceram vários projetos da universidade nas áreas de tecnologia e inovação, saúde, cultura e educação. Esses projetos e ações estão alinhados com os trabalhos dos professores em diversas áreas do conhecimento, envolvendo vários campi da instituição, cujo resultado se reverterá em benefícios e serviços para a comunidade regional.
Nas reuniões, os parlamentares enalteceram o papel e o trabalho da Unimontes em prol da sociedade, reconhecida como um importante instrumento de transformação e desenvolvimento nas regiões onde a instituição atua em Minas Gerais e fundamental para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio da educação.
Além das emendas individuais, alguns parlamentares vislumbram a possibilidade de inserir recursos federais para a Unimontes na Emenda de Bancada, que será discutida nas próximas semanas.