O Projeto de Extensão VIDA da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promoveu no dia 30/03, uma oficina de Dança Terapêutica, em que as “linguagens do corpo em movimento”, estiveram em foco, no Laboratório de Exercício da Unimontes (Labex), com a professora do Departamento de Educação Física, Janice Guimarães Carvalho.

O objetivo da intervenção foi promover um mergulho na corporeidade das participantes e, consequentemente propiciar uma melhora na autoestima de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, ao experimentarem seus corpos em movimento.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Professora Claudiana Bauman, após uma imersão científica e grupo de estudo pautado em Rudolf Laban, foi apresentada uma proposta inovadora de dança acessível a todos os corpos, pensada a partir da individualidade de cada pessoa. “O Projeto piloto tem como objetivo a inserção da modalidade a ser expandida para pacientes oncológicos que possuem neoplasias em outras localizações, (além do câncer de mama)” disse a professora.

Relacionando os benefícios da Dança Terapêutica para essa população, a professora Janice ratificou a abordagem como “terapias adjuvantes integrativas” – atividades que se utilizam do corpo em movimento com propósito terapêutico. Nesse sentido, o movimento, a dança é trabalhada como adjuvantes da saúde da mente e do corpo, convocados a desempenhar papel importante na restauração do equilíbrio emocional e do bem-estar de pacientes.

A expressão “danças terapêuticas” refere-se a todos os trabalhos que envolvem o uso de dança e movimento com propósito terapêutico e que não estão inscritos como psicoterapias, tais como como a biodança, as danças circulares e a educação somática.

Seus conceitos, ou seja, o foco do trabalho realizado está na consciência do corpo, percepção, experimentação, expressividade, improvisação, experiência estética, subjetivação – normalmente vivenciados coletivamente. Como resultado espera-se que que sejam desconstruídos hábitos sensório-motores enrijecidos e se promova uma abertura a novas possibilidades de percepção e experiência de seu corpo em movimento, bem como a organização desta experiência por meio do pensamento e da linguagem (metas terapêuticas).

O foco nos elementos do movimento a partir do uso das mãos, tronco e braços surge como uma proposta de compreensão e aceitação da mastectomia realizada pelas mulheres envolvidas no Projeto de Extensão Vida – UNMONTES, resgatando e valorizando a imagem corporal de cada uma das mulheres envolvidas no projeto.

Vale ressaltar, que o Projeto de Extensão VIDA, tem como missão, proporcionar às mulheres com diagnóstico do câncer de mama (em diferentes estágios do tratamento, controle da doença e cuidados paliativos) um programa estruturado de atividade física sistematizada, reabilitação, terapias integrativas, saúde bucal e apoio social e psicológico para auxílio do enfrentamento do câncer de mama desta população.

O projeto é totalmente gratuito e aberto à comunidade oncológica (com diagnóstico de CA de mama) de Montes Claros e região. Para participar, primeiramente é necessário contatar a Coordenadora, professora Claudiana Donato Bauman pelo telefone (38) 98825-9611 ou e-mail claudiana.bauman@unimontes.br para a realização de uma inscrição.

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial