O município de Serranópolis de Minas vai receber as atividades do Projeto “Unimontes Solidária: acessando os direitos sociais”, no período de 01 a 07 de fevereiro de 2024. A iniciativa conta com a participação de acadêmicos dos diversos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, supervisionados por professores da instituição. O objetivo é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago junto do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha receberam nesta quinta-feira (14), visita do prefeito da cidade de Serranópolis de Minas-MG, Max Vinícius Aguiar Martins, no gabinete da Reitoria para assinatura do Termo de Parceria para a realização do Projeto Unimontes Solidária no Município.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago e o prefeito de Serranópolis de Minas, Max Vinícius Aguiar Martins durante a assinatura do Termo de Compromisso – Fotos: Ascom Unimontes

O reitor destacou que o Projeto Unimontes Solidária coloca a Universidade mais próxima da população, levantando suas reais necessidades. “É isso que queremos: oferecer para a população o ensino de qualidade, e a troca de experiências através de intervenções culturais, oficinas, cuidados com a saúde, de tal maneira que possamos impactar e deixar um legado para a transformação da sua realidade, através da educação.”

O prefeito de Serranópolis de Minas, Max Vinícius Aguiar Martins destacou a expectativa com a chegada do projeto no município. “Esse termo é de suma importância, a Unimontes Solidária vai proporcionar ao nosso município, tanto na sede do município quanto na Zona Rural, uma oportunidade de capacitar, e qualificar, de levar informação e conhecimento a toda a população do nosso município em diversas áreas, seja na saúde, educação, arte, cultura”, destacou o prefeito.

Também participaram da reunião no Gabinete do Reitor: a pró-reitora Adjunta de Extensão, professora Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa; o coordenador Projeto Unimontes Solidária, professor Jiulliano Carlos Lopes Mendes, o professor Márcio Prates e o assessor da Reitoria, Augusto Guilherme Silveira Dias.

O pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves ressalta a aplicação das atividades de extensionista na vida do universitário. “Essa parceria é fundamental para que o acadêmico da Unimontes, possa participar dessas atividades, que ele agrega durante o curso e consegue colocar em prática numa ação social. Ou seja, numa atividade do Unimontes Solidária, nós atingimos o objetivo da extensão, que é, a partir de um problema numa comunidade, agregarmos o conhecimento que o professor trabalha na universidade para o estudante e o estudante conseguir colocar em prática numa comunidade”.

Ele completou que o Projeto Unimontes Solidária vai envolver 10 cursos de graduação da Universidade, em atividades diversas. “As atividades serão desenvolvidas mediante o tipo de demanda da prefeitura, porque ela tem que levantar os problemas e nós agirmos em função da demanda para atender também a zona rural, comunidades Quilombolas, que já é uma demanda levantada muito importante, não só no sentido prático, por exemplo, de atendimento, saúde, mas na manutenção, na preservação da memória desses povos, que em alguns casos vem se perdendo com o tempo. E assim, teremos a oportunidade de trabalhar com cursos como história, geografia, pensando em sustentabilidade e preservação da memória onde se registra as histórias dessas comunidades para posteridade”, conclui o pró-reitor de Extensão.

Fotos: Ascom Unimontes

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Projeto Unimontes Solidária é uma iniciativa que visa a troca de saberes entre o conhecimento científico e o conhecimento popular, oportunizando aos acadêmicos o contato com a realidade regional na qual serão inseridos, por meio de uma relação direta com as comunidades atendidas.

As áreas temáticas de atuação prioritárias são: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Cidadania, Arte, Cultura, Entretenimento, Esporte e Lazer, dentre outras, de acordo com as demandas específicas do município.

As ações solidárias poderão abranger as áreas urbanas e rurais dos municípios, contemplando distritos e adjacências.

A equipe do Projeto Unimontes Solidária de Serranópolis de Minas será composta por dois professores e 21 acadêmicos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Letras Espanhol, Serviço Social e Odontologia.

A seleção dos municípios atendidos pela iniciativa é feita por meio de edital, atendendo comunidades do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro