O Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (Geneses), do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está com inscrições abertas para o projeto “Exercício Físico, Saúde Física e Mental de Idosos”. Todas as atividades são gratuitas e estão disponíveis 24 vagas para pessoas da terceira idade. Os trabalhos estão programados para o Laboratório do Exercício – Academia – do campus-sede da Unimontes.

O projeto concilia investigação científica e extensão. O idoso/voluntário poderá participar das ações de pesquisa por três meses e, em seguida, será direcionado para o projeto de extensão da academia de ginástica do Laboratório do Exercício, por mais quatro meses (caso queira continuar).

A iniciativa é dos professores Renato Sobral Monteiro Júnior, Ester Liberato Pereira e Vinícius Dias Rodrigues. Há também participação de 12 acadêmicos dos cursos de Educação Física e de Medicina de vários períodos, além de três alunos do ensino médio (bolsistas de iniciação científica).

IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS

Podem participar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que desempenhem atividades e se locomovam de forma independente. Os idosos inscritos serão entrevistados para adequação ao perfil de participante.

As inscrições podem ser feitas na academia de ginástica da Unimontes, no campus-sede (ao lado das quadras esportivas). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e de segunda a quarta-feira das 15 às 17 horas. Mais informações pelos telefones (38) 3229-8406/8290ou pelo e-mail geneses.unimontes@gmail.com.

ATIVIDADES – As atividades serão realizadas pela manhã e à tarde. O idoso, ao se inscrever e após aprovação, deve agendar o horário de preferência para as atividades – entre 30 a 45 minutos, com duas aulas por semana. Conforme os coordenadores, é imprescindível a apresentação do atestado médico atualizado para a realização das atividades sendo de exclusiva responsabilidade do participante.

Atividades Físicas gratuitas para idosos/Unimontes
Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs)
Inscrições: abertas
Local: Academia de ginástica – campus-sede (ao lado das quadras esportivas).
Segunda a sexta-feira, de 8h – 11h30
Segunda a quarta-feira, de 15h – 17 horas