O Crasi HU Unimontes é referência na assistência aos idosos

O Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI) do Hospital Universitário Clemente de Faria Centro (HU Unimontes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros, lançou um Projeto inovador “Convivências Itinerantes”. O projeto foi idealizado com o objetivo de fortalecer os grupos de idosos da região e visa ampliar o alcance das atividades promovidas nos territórios de abrangência dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Em uma iniciativa que busca além do fortalecimento dos laços comunitários, o projeto prevê parcerias estratégicas com instituições que acolhem idosos, enriquecendo as atividades propostas. Com a orientação de metodologias específicas, como música, dança e outras formas de arte, o foco está em favorecer a saúde emocional e mental dos participantes, incentivando sua participação ativa no processo.

O Gerente Administrativo do CRASI, Ely Carlos Pereira de Jesus salienta que o projeto tem como objetivo proporcionar uma atmosfera de leveza e acolhimento por meio da música, visando confortar o coração dos idosos enquanto aguardam atendimento. Essa parceria tem sido bem-sucedida e demonstrado resultados positivos, pois os idosos têm permanecido na sala de espera de forma mais tranquila, enquanto são abordados tanto psicologicamente quanto por meio da música ou terapia.

A coordenadora do Projeto, Debora Ribeiro Silva Carvalho ressalta: “Acreditamos na potência dos idosos, que não se perde com o processo natural de envelhecimento do corpo. Nossa missão é amplificar a autonomia que cada idoso traz consigo, reconhecendo que a alma é sempre jovem e que, independentemente das circunstâncias, sempre têm muito a oferecer”.

Com o lançamento do projeto “Convivências Itinerantes”, a Prefeitura de Montes Claros reforça seu compromisso com a inclusão social e o reconhecimento da importância dos idosos na comunidade. A iniciativa representa mais um passo em direção a uma cidade cada vez mais acolhedora e inclusiva para todas as gerações.

Newton Juneo Lopes Pereira, psicólogo do projeto, destaca a importância da abordagem multidisciplinar: “Ao associar diferentes formas de expressão artística às discussões sobre saúde emocional e mental, buscamos não apenas promover o bem-estar dos idosos, mas também estimular um ambiente de aprendizado e troca de experiências”.

CRASI

O Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira” (CRASI), vinculado ao HU Unimontes, um hospital-escola da Universidade Estadual de Montes Claros e tem o CRASI como centro especializado no atendimento multidimensional ao idoso frágil nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Enfermagem.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3224 8035.

Relacionadas

Unimontes anuncia processo seletivo para contratação de professores
Unimontes lança edital de monitoria voluntária no curso de Medicina
Professora da Unimontes vira exemplo na superação da gagueira
Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas
Estudantes e servidores da Unimontes têm plantão psicológico com atendimento gratuito
Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes