Foi aberto nesta segunda-feira (15), o projeto “A Gosto da Unimontes”, que promoverá para a comunidade em geral uma série de atividades culturais inseridas na programação das Festas de Agosto de Montes Claros. O evento, realizado durante um café da manhã colonial no Casarão da Fafil, no centro histórico – e corredor cultural – da cidade, prosseguirá até o próximo domingo (21), com a proposta do resgate e divulgação da cultura regional a partir da produção científica da Universidade Estadual de Montes Claros.
A iniciativa conta com a participação de diversos departamentos e cursos do campus-sede, com a organização da Pró-Reitoria de Extensão. O Grupo Roda de Choro e a cantora Thalita Gomes, da Unimontes, se apresentaram durante a abertura oficial, que também contou com a perfomance teatral “O Geraizeiro”. Participaram representantes da comunidade acadêmica e convidados.
Na solenidade, o reitor João dos Reis Canela destacou a importância de resgate e valorização da cultura regional. “Em momentos como este, temos a certeza de que a Unimontes participa de forma concreta da construção da cidadania através da cultura e da arte. Uma contribuição da Universidade para uma manifestação verdadeiramente eclética da cultura Montes Claros”, observou o reitor, acompanhado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.
Com o projeto, a proposta da reitoria da Unimontes é de homenagear a população do município a partir do talento da comunidade acadêmica. “É motivo de muito orgulho inserir a Unimontes em algo tão nobre como as festividades de agosto”, completou o reitor João Canela, ao evidenciar o compromisso da comunidade acadêmica e o reconhecimento da prefeitura á iniciativa.
REFERÊNCIA
A programação oficial do “A Gosto da Unimontes” projeto terá início nesta terça-feira (16), às 19 horas, com a apresentação do Coral Universitário nas janelas do Casarão da Fafil. No repertório, músicas regionais e de domínio popular sob a regência do professor Waldir Pereira da Silva.
Entre os dias 17 e 21, simultâneo às Festas de Agosto do município, a Unimontes promoverá uma série de atividades alusivas às tradições folclóricas da cidade, sempre das 8 às 22h30: exposições de livros, pinturas, figurinos folclóricos e desenhos, além de oficinas para a produção de artesanatos a partir de materiais recicláveis, apresentação de pesquisas, palestras sobre a história e a cultura de Montes Claros e mostra de vídeos com documentários.
Ainda durante o projeto, haverá apresentações musicais dos grupos institucionais Camerata de Violões (dias 17 e 20), Roda de Choro (18), Aviando Alegria e Seresta Idade da Prata (19), Acadêmicos do Samba (20/21) e Grupo de Dança Compassos (21).
Na abertura do projeto, a pró-reitoria de Extensão, Marina Ribeiro Queiroz, destacou o “A Gosto da Unimontes” como uma “oportunidade ímpar de divulgar a produção científica da Universidade do ponto de vista da cultura e da arte”, com destaque para os costumes e a história de Montes Claros e da região do Norte de Minas. A proposta da Reitoria da Unimontes é de ampliar o projeto em suas próximas edições, como em 2012, quando a instituição completará 50 anos de existência.
O secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna – na oportunidade representando o prefeito Luiz Tadeu Leite –, enalteceu a iniciativa da Unimontes em agregar um projeto específico às tradições seculares de Montes Claros. “A Unimontes merece o nosso reconhecimento com essa iniciativa. As Festas de Agosto são celebradas há 200 anos e diante da fidelidade de costumes e manifestações com a sua origem, não vejo como exagero apontá-la como umas das manifestações folclóricas mais originais de todo o País”, completou.
Confira mais fotos na Galeria.