A Unimontes conta com 563 acadêmicos de cursos de graduação participantes em trabalhos desempenhados em seis escolas públicas de ensino fundamental e médio, por meio do  Programa de Extensão Biotemas.  Os números e avanços do programa foram apresentados pela coordenadora, professora Luzimara Silveira Braz Machado, na abertura do 16º Fórum Biotemas, na noite desta quinta-feira (5),no auditório do prédio 6 do campus-sede.

Com o tema “Reflexão sobre as ações realizadas em 2019”, o fórum prossegue ao longo desta sexta-feira (6/12), com a Mostra Científica Biotemas. Estão previstas  montagem de estandes, apresentação, exposição e avaliação de trabalhos científicos. A mostra acontece no espaço de convivência, entre os prédios 1 e 2 do campus-sede.

O 16º Fórum Biotemas é uma iniciativa do Departamento de Estágios e Práticas Escolares e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. As atividades do programa de Extensão Biotemas envolvem outros departamentos da universidade e escolas públicas de ensino fundamental e médio de Montes Claros. Um dos objetivos do encontro é fazer uma avaliação geral das ações do programa no ano de 2019 e dos resultados e perspectivas da comunidade escolar.

INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

“A Universidade precisa estar cada vez mais nos lugares que necessitam de suas ações”, disse o reitor durante abertura do Fórum Biotemas (Fotos: Ascom/Unimontes)

“A Universidade precisa estar cada vez mais nos lugares que necessitam de suas ações. O Programa Biotemas consegue dialogar com todas as esferas da sociedade”, afirmou o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza, ressaltando a importância do programa que promove a integração com a educação básica e com outras instituições. O reitor salientou que o Biotemas também consegue a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.  “Essas áreas são indissociáveis na unversidade”, pontuou.

Ainda em seu pronunciamento, o reitor Antonio Alvimar Souza destacou que  o programa de extensão da Unimontes evidencia os cursos da área de humanas. “As ciências humanas necessitam fortalecimento. Mas, para isso, as ciências humanas precisam mostrar a que vieram para a sociedade”, ponderou. A professora Luzimara Silveira Braz Machado enfatizou que o fórum permite que os alunos tenham maior aproximação com a Universidade, conhecendo de perto a instituição. “Fomos para as escolas. Agora, as escolas vêm à Universidade. Eles são os protagonistas do nosso programa”, observa a professora Luzimara.

Os trabalhos desenvolvidos junto à educação básica inseridos no Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Residência Pedagógica, implementados pela Unimontes acontecem em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) e conta ainda com a participação de alunos dos cursos de pós-graduação da instituição.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau