“A Competência em Informação e Perspectivas para uma Nova Era”. Este é o tema do IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (SPECIn), evento virtual que acontece nesta  quarta-feira (8/09). Promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS), o seminário tem  a participação de professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),  que cursam o doutorado  em Ciências da Informação  na UFSC.

Os representantes da Unimontes organizam o seminário junto com a equipe do Grupo de Pesquisa em Ciência da Informação (GPCIN), liderada pela professora orientadora Elizete Vieira Torino.  Na oportunidade será lançado o livro “Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares”, que conta com a participação de 10 professores da Universidade Estadual de Montes Claros, inseridos no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da UFSC.

O seminário marca também a  comemoração do Dia Internacional da Alfabetização. “O que podemos esperar da competência em informação pelos próximos dez anos? Quais novos olhares fomentarão as pesquisas e as práticas sobre a Competência em Informação? De acordo com os organizadores, é sobre estes desafios para a competência em informação que serão realizadas as discussões do IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação.

O evento pelo sistema remoto tem os seguintes subtemas:  agenda 2030 e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), vulnerabilidade social, vulnerabilidade em informação e pandemia de COVID – 19, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação – PDCIn, Interdisciplinaridade, Novas perspectivas à dimensão técnica, Ansiedade de Informação e Infodemia e desinformação.

A comissão organizadora do IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação conta dois professores  da Unimontes: Willian Tonelli e Angélica de Souza Coimbra.  Eles também participam do grupo responsável pela apresentação das pesquisas em andamento do GPCINm que será feita durante o seminário virtual.  O professor Willian também será mediador da entrega do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação.

Dentro da programação,nesta quarta-feira, às 18h30min, haverá o lançamento do livro “Atuação de profissionais da informação em época de pandemia” organizado por Daniela Spudeit e Claudia Souza. A obra será lançada com um debate que terá como mediadora a professora Patrícia Takaki Neves, da Unimontes;

Lançamento de livro

O livro “Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares” conta com a participação dos seguintes professores da Unimontes:  Herbert Alcântara Ferreira, do Departamento de Público Subjetivo; Angélica de Souza Coimbra, Christine Martins de Matos, Eduardo Diniz Amaral,   Janine Fabiana Prates Teixeira Oliveira,  Leonardo Santos Amaral,  Patrícia Takaki Neves e Rafael Antonio Gonçalves Lima, do departamento de Ciências da Computação;  June Marize Castro Silva, Willian Tonelli,  e Naiara Vieira Silva Ivo, do departamento de Ciências da Administração;  e  Mânia Maristane Neves Silveira Maia, do departamento de Educação.

Tambem participam da obra os professores matriculados no doutorado da UFCS: André Vinicius Gonçalves, do campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Montes Claros;  Eugênio Monteiro da Silva Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Ismael Mendes dos Santos Junior, do campus do IFNMG em Araçuaí, além  Hugo Andrei Mendes da Silva, do Nuban.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente