“A Competência em Informação e Perspectivas para uma Nova Era”. Este é o tema do IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (SPECIn), evento virtual que acontece nesta  quarta-feira (8/09). Promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS), o seminário tem  a participação de professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),  que cursam o doutorado  em Ciências da Informação  na UFSC.

Os representantes da Unimontes organizam o seminário junto com a equipe do Grupo de Pesquisa em Ciência da Informação (GPCIN), liderada pela professora orientadora Elizete Vieira Torino.  Na oportunidade será lançado o livro “Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares”, que conta com a participação de 10 professores da Universidade Estadual de Montes Claros, inseridos no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da UFSC.

O seminário marca também a  comemoração do Dia Internacional da Alfabetização. “O que podemos esperar da competência em informação pelos próximos dez anos? Quais novos olhares fomentarão as pesquisas e as práticas sobre a Competência em Informação? De acordo com os organizadores, é sobre estes desafios para a competência em informação que serão realizadas as discussões do IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação.

O evento pelo sistema remoto tem os seguintes subtemas:  agenda 2030 e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), vulnerabilidade social, vulnerabilidade em informação e pandemia de COVID – 19, Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação – PDCIn, Interdisciplinaridade, Novas perspectivas à dimensão técnica, Ansiedade de Informação e Infodemia e desinformação.

A comissão organizadora do IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação conta dois professores  da Unimontes: Willian Tonelli e Angélica de Souza Coimbra.  Eles também participam do grupo responsável pela apresentação das pesquisas em andamento do GPCINm que será feita durante o seminário virtual.  O professor Willian também será mediador da entrega do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação.

Dentro da programação,nesta quarta-feira, às 18h30min, haverá o lançamento do livro “Atuação de profissionais da informação em época de pandemia” organizado por Daniela Spudeit e Claudia Souza. A obra será lançada com um debate que terá como mediadora a professora Patrícia Takaki Neves, da Unimontes;

Lançamento de livro

O livro “Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares” conta com a participação dos seguintes professores da Unimontes:  Herbert Alcântara Ferreira, do Departamento de Público Subjetivo; Angélica de Souza Coimbra, Christine Martins de Matos, Eduardo Diniz Amaral,   Janine Fabiana Prates Teixeira Oliveira,  Leonardo Santos Amaral,  Patrícia Takaki Neves e Rafael Antonio Gonçalves Lima, do departamento de Ciências da Computação;  June Marize Castro Silva, Willian Tonelli,  e Naiara Vieira Silva Ivo, do departamento de Ciências da Administração;  e  Mânia Maristane Neves Silveira Maia, do departamento de Educação.

Tambem participam da obra os professores matriculados no doutorado da UFCS: André Vinicius Gonçalves, do campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Montes Claros;  Eugênio Monteiro da Silva Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Ismael Mendes dos Santos Junior, do campus do IFNMG em Araçuaí, além  Hugo Andrei Mendes da Silva, do Nuban.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025