Nova dirigente destacou a história e o espírito de coletividade da AML; posse foi nessa terça-feira e gestão será pelos próximos dois anos

A escritora e pesquisadora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Montes Claros, é a nova presidente da Academia Montesclarense de Letras (AML). A solenidade de posse da nova diretoria foi realizada na noite dessa terça-feira (15/2), no Centro Cultural Hermes de Paula, com vigência para o biênio 2022/2023. Ela substitui à escritora e professora Glorinha Mameluque, que esteve à frente da entidade nos últimos dois anos.

Professora doutora Ivana Ferrante Rebello
(Foto: Silvana Mameluque)

O evento contou com a participação dos integrantes da AML e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, além de autoridades e lideranças locais. O pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, acompanhou a solenidade representando a reitora em exercício, professora Ilva Ruas de Abreu.

No ato de posse, a nova presidente da AML fez uma citação de Carlos Drummond de Andrade – “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo” –, numa menção ao espírito de coletividade que a entidade traz em seu histórico. Agradeceu aos pais José Roberto e Marília e à família e aos acadêmicos pela oportunidade, traduzindo o momento como um sentimento misto de “alegria e muita honra, afeto e gratidão”.

RESPEITO À HISTÓRIA

A professora Ivana Rebello destacou o trabalho de todos aqueles que estiveram à frente da Academia, desde a sua fundação em 1966, na construção de uma “longa e frutífera história”. E resumiu a AML como uma entidade bifronte, que tem a face ora voltada para o passado, como guardiã da memória e da literatura, ora voltada para o futuro, (…) aberta a todas as artes, poesia e literatura que cumprem seus justos lugares na sociedade.

“Uma entidade não é só feita de uma presidente ou de uma diretoria. Este é um lugar especial, todos são importantes e estão convocados a pronunciar, falar e a publicar”, completou. A nova presidente destacou, ainda, que a literatura guarda os sentimentos mais caros, “aqueles que não nos deixam esquecer que somos humanos, portadores da emoção, do carinho, da tristeza, da revolta. Infalivelmente humanos e capazes de fazer a arte”, finalizou.

A nova presidente da AML e os pais Marília e José Roberto

Na transferência de posse, a então presidente Glorinha Mameluque fez um breve histórico da gestão 2020/2021, marcada por grandes desafios. “Mesmo traçando um planejamento de atividades, diante de uma pandemia, fomos desafiados a nos reprogramar, reinventar e a nos adaptar à nova realidade das tecnologias que aprendemos a usar”, resumiu a escritora.

Entre as realizações, destacou a publicação de três antologias e a realização do recital poético, do desafio poético, as comemorações oficiais pelos 55 e 56 anos da AML, os tributos a Vinícius de Moraes, Guimarães Rosa, Cora Coralina e Drummond, além das entregas do troféu “Padre Adherbal Murta de Almeida” ao escritor Petrônio Braz e à jornalista Silvana Mameluque, e do troféu “Dona Yvonne Silveira” aos escritores Manoel Hygino dos Santos e Amelina Chaves.

Presidente da Academia Feminina de Letras, Júnia Velloso Rebello fez a apresentação da nova presidente da AML, apresentando o seu currículo acadêmico. A professora Ivana Ferrante Rebello é casada, mãe de três filhos, graduada em Letras Português/Francês pela própria Unimontes, especialista em Linguística Aplicada, mestre em Estudos Literários (UFMG) e doutora em Literatura de Língua Portuguesa (PUC-Minas), além de ser docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL/Unimontes).

Como pesquisadora, além de coordenar o grupo “Intérpretes dos Gerais”, destaca-se nacionalmente pelos estudos sobre a obra de Guimarães Rosa e de outros autores mineiros, como o poeta montes-clarense Agenor Barbosa e o escritor, memorialista e advogado Petrônio Braz – cujo título de Doutor Honoris Causa aprovado pelo Conselho Universitário da Unimontes foi proposto pela própria professora Ivana Rebello. (Fotos gentilmente cedidas por Silvana Mameluque)

Relacionadas

Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros