A professora do Curso de Artes/Música da Unimontes, a maestrina e soprano Maristela Cardoso, é a coordenadora do projeto do Coral Rotariano, desenvolvido conjuntamente com o Rotary Internacional em Montes Claros. A partir desta quarta-feira (1º de maio), o grupo participará de um evento nacional no distrito de Conservatória/RJ, que pertence ao município de Valença e é considerado como a “capital universal da serenata”.

As atividades acontecem até o próximo dia cinco. Durante a viagem entre o Norte de Minas e o Rio de Janeiro, os 20 integrantes do Coral farão uma interação com o público, com intervenções musicais nos pontos de parada e em monumentos históricos de cidades como em Barra do Piraí/RJ.

Com o histórico na coordenação de projetos como o Núcleo de Ópera da Unimontes, além de concertos de arte lírica e o canto coral, a professora Maristela Cardoso destaca a oportunidade de aplicar a experiência de iniciativas da Universidade em ações diretas para a comunidade.

“Destaco, ainda, uma peculiaridade deste coral: todas as canções são decoradas e apresentadas sem uso de partitura. Isto estimula o cérebro e, age na autoconfiança e na autoestima e eleva a qualidade da performance musical”, descreve a coordenadora.

No repertório erudito, há canções brasileiras como Uirapuru e Sapo na Lagoa e populares (MPB), sambas e marchas (“Tiro ao Álvaro”, “Ô Abre Alas”, “Cidade Maravilhosa”) e serestas que ajudam a divulgar as produções de autores de Montes Claros, como “Luar do Sertão”, “Amo-te Muito”, dentre outras.

“Há alguns arranjos que são nossos, com paisagens sonoras de instrumentos, objetos aleatórios e efeitos vocais. A música é uma forma de empreender a prática da arte e cultura musical, promove a paz e o bem estar geral”, reforça Maristela, ao destacar a associação do projeto com os “objetivos relevantes” do Rotary Internacional.