Em 2023, ela comemora 30 anos da carreira docente.

“Uma trajetória que me dá muito orgulho”, declara a professora Anete Marília Pereira, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ao falar da instituição, da qual também é egressa. Ela é uma das uma das agraciadas com a Medalha da Inconfidência de 2023, tendo sido indicada pelo reitor da Universidade, professor Wagner de Paulo Santiago, que integra o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência.

Foto: Arquivo pessoal.

Anete Marília Pereira está comemorando 30 anos como professora efetiva do Departamento de Geociências da Unimontes. Ela recorda que, após concluir a graduação em 1990, iniciou a carreira como professora substituta em 1993. No ano seguinte, foi aprovada em concurso público, passando a fazer parte do corpo efetivo da Universidade.

A professora Anete explica que, ao longo de três décadas de sua caminhada profissional na Unimontes, sempre procurou mesclar o trabalho na docência e na pesquisa com outras atividades. Ela já desempenhou diversas funções na instituição de ensino superior, tais como pró-reitora de ensino, chefe de departamento, coordenadora de cursos, coordenadora do Centro de Estudos para Convivência com o Semiárido, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografiaa, além de coordenadora de Graduação, na Pró-Reitoria de Ensino.

Integrou o Conselho Universitário (Consu) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex). Também fez parte de duas câmaras de assessoramento técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e, ainda, a Unidade Regional Colegiada Norte de Minas – (URC NM) e a Unidade Regional Colegiada Noroeste de Minas – URC NOR, vinculadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A minha trajetória na Unimontes é algo que me dá muito orgulho. Afinal de contas, trata-se universidade na qual me graduei, sendo também onde sou professora e pesquisadora. Isso me possibilitou caminhos oportunos que se consubstanciaram em múltiplos conhecimentos”, afirma.

A docente homenageada com a Medalha da Inconfidência enaltece a contribuição recebida dos seus colegas de trabalho na instituição superior. “Pra mim, o mais importante é que na Unimontes, em todos os momentos, eu não estive só. Muitas pessoas estiveram comigo ao longo desta jornada tanto em parcerias profissionais, como em relações de amizade, o que tornou essa travessia mais leve e compartilhada”, afirma.

O meu sentimento é, sempre, de gratidão”, completa a professora Anete Marília Pereira.

A professora do curso de Geografia da Unimontes fala também da sua satisfação em receber a Medalha da Inconfidência, principal honraria do Governo de Minas Gerais, que será entregue em 21 de abril, feriado de Tiradentes, em Ouro Preto.

“Receber esta medalha é a honra maior a uma professora que iniciou sua carreira ensinando na zona rural. É a certeza de que “ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, como nos dizia Paulo Freire”, confessa.

“Ao receber essa homenagem muitos sentimentos se misturam. Sentimento de alegria, pelas conquistas alcançadas e desafios enfrentados nesses anos dedicados à educação; de gratidão, pelas amizades e parcerias estabelecidas, e pelos conhecimentos agregados”, diz a professora Anete Marília Pereira.

“Compartilho essa honraria com meus colegas da Unimontes, pois, o que fizemos juntos até agora já fez uma enorme diferença na vida de centenas de pessoas”, finaliza a docente homenageada.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal