Em 2023, ela comemora 30 anos da carreira docente.
“Uma trajetória que me dá muito orgulho”, declara a professora Anete Marília Pereira, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ao falar da instituição, da qual também é egressa. Ela é uma das uma das agraciadas com a Medalha da Inconfidência de 2023, tendo sido indicada pelo reitor da Universidade, professor Wagner de Paulo Santiago, que integra o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência.
Anete Marília Pereira está comemorando 30 anos como professora efetiva do Departamento de Geociências da Unimontes. Ela recorda que, após concluir a graduação em 1990, iniciou a carreira como professora substituta em 1993. No ano seguinte, foi aprovada em concurso público, passando a fazer parte do corpo efetivo da Universidade.
A professora Anete explica que, ao longo de três décadas de sua caminhada profissional na Unimontes, sempre procurou mesclar o trabalho na docência e na pesquisa com outras atividades. Ela já desempenhou diversas funções na instituição de ensino superior, tais como pró-reitora de ensino, chefe de departamento, coordenadora de cursos, coordenadora do Centro de Estudos para Convivência com o Semiárido, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografiaa, além de coordenadora de Graduação, na Pró-Reitoria de Ensino.
Integrou o Conselho Universitário (Consu) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex). Também fez parte de duas câmaras de assessoramento técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e, ainda, a Unidade Regional Colegiada Norte de Minas – (URC NM) e a Unidade Regional Colegiada Noroeste de Minas – URC NOR, vinculadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
“A minha trajetória na Unimontes é algo que me dá muito orgulho. Afinal de contas, trata-se universidade na qual me graduei, sendo também onde sou professora e pesquisadora. Isso me possibilitou caminhos oportunos que se consubstanciaram em múltiplos conhecimentos”, afirma.
A docente homenageada com a Medalha da Inconfidência enaltece a contribuição recebida dos seus colegas de trabalho na instituição superior. “Pra mim, o mais importante é que na Unimontes, em todos os momentos, eu não estive só. Muitas pessoas estiveram comigo ao longo desta jornada tanto em parcerias profissionais, como em relações de amizade, o que tornou essa travessia mais leve e compartilhada”, afirma.
“O meu sentimento é, sempre, de gratidão”, completa a professora Anete Marília Pereira.
A professora do curso de Geografia da Unimontes fala também da sua satisfação em receber a Medalha da Inconfidência, principal honraria do Governo de Minas Gerais, que será entregue em 21 de abril, feriado de Tiradentes, em Ouro Preto.
“Receber esta medalha é a honra maior a uma professora que iniciou sua carreira ensinando na zona rural. É a certeza de que “ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, como nos dizia Paulo Freire”, confessa.
“Ao receber essa homenagem muitos sentimentos se misturam. Sentimento de alegria, pelas conquistas alcançadas e desafios enfrentados nesses anos dedicados à educação; de gratidão, pelas amizades e parcerias estabelecidas, e pelos conhecimentos agregados”, diz a professora Anete Marília Pereira.
“Compartilho essa honraria com meus colegas da Unimontes, pois, o que fizemos juntos até agora já fez uma enorme diferença na vida de centenas de pessoas”, finaliza a docente homenageada.