A professora Andrea Martins, do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), receberá no próximo dia 13 de junho, a Comenda Santo Antônio do Boqueirão, concedida pela prefeitura de Unaí, pela produção do documentário “Romeiros de fé e festa”. O trabalho aborda a festa popular em homenagem a Santo Antônio, realizada há mais de dois séculos no distrito, situado no município de Unaí, que dá nome à festa e à comenda.
A entrega da comenda acontecerá às 15 horas, no distrito de Santo Antônio do Boqueirão, no último dia da festa. O evento volta a ser promovido depois de dois anos de suspensão por causa da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

O filme “Romeiros de fé e festa” retrata os aspectos religiosos, festivos e culturais que envolvem a tradição católica. As imagens e entrevistas foram feitas em 2007, quando a celebração completava o seu 259º ano, conforme levantamentos históricos.
Apresentado em sessão pública para os romeiros e frequentadores da celebração, no ano de 2008, o documentário, que foi realizado com a colaboração de acadêmicos (hoje, egressos) do curso de Letras Português do Campus da Unimontes em Unaí e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação de Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão. Desde então, passou a ser um dos principais objetos com que se presenteia todas as autoridades que visitam a cidade de Unaí.

A origem e o nome do distrito onde se realiza a Festa de Santo Antônio estão diretamente relacionadas com a imagem do santo português que teria aparecido ali há quase 300 anos. Conforme texto e roteiro do documentário, “para uns, o aparecimento da imagem foi obra dos padres missionários; para outros, dos bandeirantes que exploravam a pecuária a região. Mas para o povo simples daquela região, foi por milagre mesmo”.

O filme assinado pela professora da Unimontes é construído com base nas muitas narrativas colhidas de religiosos, historiadores e romeiros, a partir das quais é possível perceber o mosaico de informações, lembranças e lendas e, principalmente, das imagens e sons peculiares que envolvem a festa.

“Romeiros de Fé e Festa é um trabalho amador, não apenas por ter sido produzido sem equipamentos e equipe profissionais, mas, sobretudo, por ter sido feito com muito amor. Guardo comigo um desejo de filmar tudo novamente, dessa vez com qualidade técnica, para conseguir levar esse maravilhoso acontecimento cultural aos festivais de cinema, pelo Brasil e mundo afora”, afirma a professora Andrea Martins, que coordenou o campus da Unimontes em Unaí no período de 2004 a 2006.

Contatos:
Andrea Martins – 38-99191-0013
Luciana Navarro (Secretária de Cultura de Unaí) – 38-99937-3241

Foto: Arquivo pessoal da Professora Andrea Martins
Foto: Arquivo pessoal da Professora Andrea Martins

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial