O professor Hercílio Martelli Júnior, do Departamento de Odontologia e do Programa Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi nomeado pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para Integrar o Comitê Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).
O PIBIC é o maior programa de bolsas de iniciação científica do país e contempla estudantes de graduação. Por meio do programa, o CNPq vai oferecer 26 mil bolsas de iniciação científica para todo país neste ano. As inscrições serão feitas a partir de primeiro de agosto de 2020. Já o PIBIC-EM destina-se a estudantes do ensino médio.
O programa prevê o atendimento a 5.600 estudantes do ensino médio no país. Os dois programas de iniciação científica são tradicionais nas Instituições brasileiras e representam ações de amplo sucesso, sobretudo no descobrimento de vocações e formação de talentos e futuros cientistas. Ambos contam com apoio integral e o envolvimento do CNPq. “Agradeço a confiança do sistema nacional, representado pelo CNPq, para que possamos colaborar nesta missão relevante que se refere aos estudantes de graduação e ensino médio nacional”, destaca o professor Hercílio Martelli Júnior.
O docente da Uninontes é membro da Câmara de Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também integra o grupo da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Ele foi diretor adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, da qual também foi coordenador da Área de Saúde.