Crítica sobre cotidiano, economia e cidades é tema de livro publicado por pesquisadores da Unimontes e UEMS

Obra lançada pela editora Total Books será lançada em formato e-book e impresso

“Geografia: diálogos sobre o cotidiano, economia e cidade” é tema de livro publicado e organizado pelos professores Carlos Alexandre Bortolo, professor vinculado ao departamento de Geociências da Unimontes e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, e o professor Paulo Fernando Jurado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O livro foi publicado pela editora Total Books. Os professores são pesquisadores da área da Geografia.

A obra traz estudos quem destacam a geografia urbana, a economia e a cidade em suas mais diversas práticas cotidianas, e reforça a necessidade de aprofundamento sobre diversas áreas e temas na Geografia brasileira.

Conforme relatam os autores, trata-se de uma coletânea crítica sobre o estudo das cidades e do urbano, com temas públicos, produção do espaço urbano, qualidade de vida, entre outros. “É importante destacar que a abordagem adotada é plural e centraliza esforços para entender as questões da atualidade do fato urbano, levando em consideração um mosaico complexo de inter-relações. A cidade contemporânea é percebida por meio da união de elementos econômicos, sociais, culturais e políticos, na relação espaço-temporal e, com isso, nos faz trilhar caminhos de estudo para o entendimento da dinâmica espacial urbana, vinculando-se diretamente, as relações estabelecidas entre os mais diversos agentes, na análise da vida social, da produção, apropriação e reprodução dos diferentes lugares”, ressaltam os autores.

“Geografia: diálogos sobre o cotidiano, economia e cidade” – A ilustração da capa do livro é assinada por Marina Bortolo, filha do pesquisador Carlos Alexandre Bortolo, que é também coordenador didático do curso de Geografia (Licenciatura UAB). “Os estudos e temas da pesquisa foram selecionados a partir de sua relevância e contam com a participação dos mais variados pesquisadores da geografia brasileira”, destaca Bortolo.

Entre os temas abordados no livro estão “Reflexões sobre a dinâmica de produção de espaços públicos na contemporaneidade norte-mineira”, assinado pelo professor Carlos Alexandre Bortolo; “A sociabilidade e a sombra: apropriação no cotidiano do espaço público urbano”, este produzido a quatro mãos, por Lucas Guimarães Cavalcanti de Assis e Carlos Bortolo.

“Geografia: diálogos sobre o cotidiano, economia e cidade”
Capa ilustrada por Marina Bortolo, filha do pesquisador, Carlos Alexandre Bortolo.

Outros temas mais locais também são contemplados no livro, como “Uma Análise nos modos de uso e apropriação nos parques urbanos montes-clarenses”, por Maria Vitória Xavier dias Rocha, Anete Marília Pereira, Carlos Alexandre de Bortolo, e “O Parque Sapucaia e a qualidade de vida em Montes Claros- MG: reflexões sobre os impactos socioambientais citadinos”, por Carlos Henrique Alves Silva e Carlos Alexandre de Bortolo.

“Geosaúde: o espaço e a esquistossomose, uma endemia negligenciada nos países periféricos” por Joselaine Ramos Magalhães Bertolino e Carlos Alexandre de Bortolo; “Análise dos principais programas de habitação social no Brasil” por Rozendo de Souza Filho e Suellen Walace Rodrigues.

“Geografia dos indicadores e da qualidade de vida: possibilidades a partir de dados socioeconômicos da região geográfica imediata de Araxá, Brasil”, é outro tema contemplado no livro. O texto é assinado por Josimar dos Reis de Souza e Beatriz Ribeiro Soares.

No final da obra, estão listados os pesquisadores e autores com suas graduações, títulos e instituições de origem de formação, bem como seus contatos de e-mail e rede social, o que permitirá a interatividade com o leitor.

Como organizadores da obra, Bortolo e Fernando esperam “contribuir para os mais variados estudos e leituras dos estudantes de Geografia, Arquitetura, Economia Administração e as mais diversas áreas das Ciências Sociais Humanas Aplicadas”.

A previsão é que a obra impressa seja lançada ainda em 2022. A expectativa é que a versão em formato e-book seja lançada – disponibilizada para acesso gratuito – em 2023.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes