Crítica sobre cotidiano, economia e cidades é tema de livro publicado por pesquisadores da Unimontes e UEMS

Obra lançada pela editora Total Books será lançada em formato e-book e impresso

“Geografia: diálogos sobre o cotidiano, economia e cidade” é tema de livro publicado e organizado pelos professores Carlos Alexandre Bortolo, professor vinculado ao departamento de Geociências da Unimontes e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, e o professor Paulo Fernando Jurado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O livro foi publicado pela editora Total Books. Os professores são pesquisadores da área da Geografia.

A obra traz estudos quem destacam a geografia urbana, a economia e a cidade em suas mais diversas práticas cotidianas, e reforça a necessidade de aprofundamento sobre diversas áreas e temas na Geografia brasileira.

Conforme relatam os autores, trata-se de uma coletânea crítica sobre o estudo das cidades e do urbano, com temas públicos, produção do espaço urbano, qualidade de vida, entre outros. “É importante destacar que a abordagem adotada é plural e centraliza esforços para entender as questões da atualidade do fato urbano, levando em consideração um mosaico complexo de inter-relações. A cidade contemporânea é percebida por meio da união de elementos econômicos, sociais, culturais e políticos, na relação espaço-temporal e, com isso, nos faz trilhar caminhos de estudo para o entendimento da dinâmica espacial urbana, vinculando-se diretamente, as relações estabelecidas entre os mais diversos agentes, na análise da vida social, da produção, apropriação e reprodução dos diferentes lugares”, ressaltam os autores.

“Geografia: diálogos sobre o cotidiano, economia e cidade” – A ilustração da capa do livro é assinada por Marina Bortolo, filha do pesquisador Carlos Alexandre Bortolo, que é também coordenador didático do curso de Geografia (Licenciatura UAB). “Os estudos e temas da pesquisa foram selecionados a partir de sua relevância e contam com a participação dos mais variados pesquisadores da geografia brasileira”, destaca Bortolo.

Entre os temas abordados no livro estão “Reflexões sobre a dinâmica de produção de espaços públicos na contemporaneidade norte-mineira”, assinado pelo professor Carlos Alexandre Bortolo; “A sociabilidade e a sombra: apropriação no cotidiano do espaço público urbano”, este produzido a quatro mãos, por Lucas Guimarães Cavalcanti de Assis e Carlos Bortolo.

“Geografia: diálogos sobre o cotidiano, economia e cidade”
Capa ilustrada por Marina Bortolo, filha do pesquisador, Carlos Alexandre Bortolo.

Outros temas mais locais também são contemplados no livro, como “Uma Análise nos modos de uso e apropriação nos parques urbanos montes-clarenses”, por Maria Vitória Xavier dias Rocha, Anete Marília Pereira, Carlos Alexandre de Bortolo, e “O Parque Sapucaia e a qualidade de vida em Montes Claros- MG: reflexões sobre os impactos socioambientais citadinos”, por Carlos Henrique Alves Silva e Carlos Alexandre de Bortolo.

“Geosaúde: o espaço e a esquistossomose, uma endemia negligenciada nos países periféricos” por Joselaine Ramos Magalhães Bertolino e Carlos Alexandre de Bortolo; “Análise dos principais programas de habitação social no Brasil” por Rozendo de Souza Filho e Suellen Walace Rodrigues.

“Geografia dos indicadores e da qualidade de vida: possibilidades a partir de dados socioeconômicos da região geográfica imediata de Araxá, Brasil”, é outro tema contemplado no livro. O texto é assinado por Josimar dos Reis de Souza e Beatriz Ribeiro Soares.

No final da obra, estão listados os pesquisadores e autores com suas graduações, títulos e instituições de origem de formação, bem como seus contatos de e-mail e rede social, o que permitirá a interatividade com o leitor.

Como organizadores da obra, Bortolo e Fernando esperam “contribuir para os mais variados estudos e leituras dos estudantes de Geografia, Arquitetura, Economia Administração e as mais diversas áreas das Ciências Sociais Humanas Aplicadas”.

A previsão é que a obra impressa seja lançada ainda em 2022. A expectativa é que a versão em formato e-book seja lançada – disponibilizada para acesso gratuito – em 2023.

Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial
Unimontes Realiza 1ª Conferência Tecendo Conexões: A Integração entre Cultura e Recursos Digitais
Declaração de bens e valores dos servidores: prazo termina segunda-feira, 1º de julho
Unimontes publica o edital do PAES
Uniopen – Unimontes recebe 3,8 mil alunos do ensino médio
Unimontes oficializa criação do curso de Cinema e Audiovisual.